Riot Games demite mais de 500 funcionários e anuncia mudanças

2 min de leitura
Imagem de: Riot Games demite mais de 500 funcionários e anuncia mudanças
Imagem: Los Angeles Times

A desenvolvedora renomada de jogos Riot Games, responsável por títulos populares como League of Legends e Valorant, anunciou na noite de segunda (22) uma onda de demissões. A empresa dispensou 530 funcionários, o equivalente a 11% de sua força de trabalho globalmente.

Em um comunicado oficial, a empresa destacou que a medida foi tomada devido ao crescimento insustentável dos custos. A companhia disse que a ação é uma tendência preocupante que afeta diversas empresas no mercado de esportes eletrônicos.

"Durante a maioria da nossa história, conseguimos evitar dias como este, mas esta decisão é crítica para o futuro da Riot. Isto não é para satisfazer os acionistas ou para atingir um número de lucros trimestrais - é uma necessidade", declarou a empresa em comunicado.

Com 20 escritórios espalhados pelo mundo, sendo um em São Paulo, a Riot não deixa claro o número de demissões por país, ou quantos foram afetados no Brasil.Com 20 escritórios espalhados pelo mundo, sendo um em São Paulo, a Riot não deixa claro o número de demissões por país, ou quantos foram afetados no Brasil.Fonte:  New York Times 

A Riot Games afirmou que os cortes visam concentrar esforços em áreas que impactam significativamente a experiência do jogador. A empresa admitiu que, ao longo dos anos, a expansão desenfreada de projetos sem critérios suficientes resultou em custos crescentes, e a demissão em massa tornou-se inevitável para garantir a sustentabilidade futura.

Impacto nos jogos: Riot Games reduz equipes de Legends of Runeterra e encerra Riot Forge

Enquanto jogos populares como League of Legends, Valorant, Teamfight Tactics e Wild Rift permanecem foco central da Riot, Legends of Runeterra sofrerá uma redução significativa na equipe. Além disso, a Riot Forge, iniciativa criada em 2019 para apoiar desenvolvedores independentes, será descontinuada. O último título lançado por ela, "Bandle Tale: A League of Legends Story", marca o encerramento dessa fase experimental.

Crise no setor de Games e Esports

Na última semana, o Campenato Brasileiro de League of Legends (CBLOL 2024) já fez sua estreia.Na última semana, o Campenato Brasileiro de League of Legends (CBLOL 2024) já fez sua estreia.Fonte:  Riot Games 

A indústria de games e esports enfrenta uma crise, refletindo a tendência das big techs. Mais de 3,8 mil demissões foram registradas, incluindo grandes plataformas como a Twitch, que demitiu 35% de sua força de trabalho no fim do ano passado.

Funcionários envolvidos nas operações de esports dos jogos produzidos pela empresa, incluindo gerenciamento de liga e desenvolvimento, também estão entre os afetados pelas demissões.

Qual o futuro da Riot Games?

Produzido pela Riot Games e Riot Forge, Project L é um jogo de luta 2v2 com campeões de League of Legends, sem uma previsão de lançamento.Produzido pela Riot Games e Riot Forge, Project L é um jogo de luta 2v2 com campeões de League of Legends, sem uma previsão de lançamento.Fonte:  Riot Games 

A decisão da Riot Games, parte da Tencent desde 2011, representa uma resposta a desafios financeiros e uma reavaliação estratégica diante de custos crescentes e desafios econômicos. Em comunicado aos funcionários, a empresa norte-americana disse que certos "investimentos significativos" não têm dado retorno como esperado.

Siga também o Voxel para mais notícias! Aproveite para conferir nossos vídeos diários com listas e curiosidades sobre games em nossos canais no YouTube e TikTok.

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.