RENAVAM: o que é e como consultar o seu?

1 min de leitura
Imagem de: RENAVAM: o que é e como consultar o seu?
Imagem: GettyImages

Estamos no período de pagamento de IPVA 2024 e também de consultar diversas informações sobre o veículo. De todas, uma das que ainda gera mais dúvidas tanto em motoristas novos quanto em alguns mais experientes é o RENAVAM.

Entretanto, não há motivo para se preocupar. Consultando nosso guia a seguir, você tem acesso a ele de maneira rápida e prática. Confira!

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

O que é o RENAVAM?

RENAVAM é a sigla para Registro Nacional de Veículos Automotores, e nada mais é que um código que serve para registrar e cadastrar qualquer veículo em circulação no país. Ou seja, uma forma de organização.

Por ser um código que fica associado ao Detran, ele é único para cada veículo e também ajuda a verificar diversas informações. Por meio dele, por exemplo, dá para saber se o carro tem alguma multa e, até mesmo, dados como cor e ano de fabricação dele.

Como consultar o RENAVAM do veículo?

O RENAVAM é o tipo de informação que você não precisa decorar, já que é facilmente acessível por qualquer condutor. Você pode consultá-lo de duas formas: no CRV (sigla para Certificado de Registro do Veículo) e no CRLV (Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo).

Caso tenha a versão impressa de um destes documentos, o código estará no topo, indicado como Cód. RENAVAM, conforme mostra a imagem a seguir:

Localização do código em documentos impressos pelo Detran.Localização do código em documentos impressos pelo Detran.Fonte:  O Carro Novo/Reprodução 

Outra maneira é utilizando o aplicativo Carteira Digital de Trânsito. Caso ele esteja em seu smartphone, basta seguir as etapas abaixo:

  • Faça o login e espere carregar a primeira tela;
  • Assim que ela for preenchida, toque na opção Veículos;

Acesse a opção Veículos no aplicativo para ter acesso ao código do seu carro.Acesse a opção Veículos no aplicativo para ter acesso ao código do seu carro.Fonte:  TecMundo/Reprodução 

  • Escolha o carro que deseja consultar, toque na seta que está do lado direito e o número do RENAVAM é a segunda opção que vai aparecer, logo abaixo da informação da placa do carro.

Viu como é simples? Sendo assim, compartilhe essa dica com seus conhecidos e aproveite também para saber sobre o como consultar o valor do IPVA 2024.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.