CNH Digital: tire todas as suas dúvidas sobre o documento

3 min de leitura
Imagem de: CNH Digital: tire todas as suas dúvidas sobre o documento
Imagem: Unsplash

A Carteira Nacional de Habilitação (CNH) é o documento brasileiro que testa a aptidão de uma pessoa para dirigir veículos particulares, como carros, motos, ônibus e caminhões. Por ter um elevado custo na emissão de 2ª via e apresentar risco de perda, uma vez que é preciso estar sempre com o documento em mãos na hora de dirigir, o governo brasileiro lançou recentemente a CNH Digital.

Através de um aplicativo, é possível emitir o documento e ficar com ele salvo no celular. No entanto, apesar dessa facilidade muitas pessoas têm dúvidas sobre a sua validade e formas de utilizá-la no dia a dia. Portanto, preparamos uma matéria completa para sanar suas dúvidas. Confira!

CNH Digital: dúvidas mais frequentes sobre o documento

A CNH Digital está disponível apenas para motoristas que emitiram o documento após maio de 2017. (Pexels/Reprodução)A CNH Digital está disponível apenas para motoristas que emitiram o documento após maio de 2017. (Fonte: Pexels/Reprodução)Fonte:  Pexels 

Uma das dúvidas mais frequentes sobre a CNH Digital é se ela é válida da mesma forma que a CNH física. Segundo a Portaria do Denatran nº 184 de 2017, sim, ela tem a mesma validade em todo o território nacional. Para isso, ela conta com um QR Code que pode ser lido e validado pelos agentes de trânsito em caso de necessidade.

Outra dúvida recorrente é se a CNH Digital permite que o usuário deixe de andar com o documento físico no bolso. Apesar de a digital substituir a CNH física legalmente, é importante lembrar de que imprevistos podem acontecer, como o celular ficar sem bateria ou mesmo um furto do aparelho.

Por esse motivo, é importante manter a CNH próxima para utilizá-la caso surja uma emergência, recomenda-se deixá-la no porta-luvas do carro ou em outro lugar de fácil acesso. Assim, é possível utilizar o documento online e recorrer ao físico apenas quando for preciso.

Em relação à segurança, o aplicativo emissor do documento conta com diversos mecanismos contra invasores, que permitem o acesso aos dados apenas por meio de senha determinada pelo usuário. Em casos de perda ou roubo, é possível entrar no site do Denatran e desvincular a conta do dispositivo. Automaticamente, o aparelho vai se desconectar do seu cadastro, fazendo com que ninguém mais consiga ter acesso à sua CNH, mesmo que saiba a senha de desbloqueio.

Além disso, a CNH Digital foi pensada para momentos de imprevistos, como aqueles onde ficamos sem acesso à internet devido à falha na rede ou falta de créditos. Mesmo nesses casos, o documento fica salvo em seu celular, bastando abrir o app e inserir sua senha para ter o acesso.

CNH Digital: como emitir o documento

CNH DigitalO aplicativo para emitir a CNH Digital está disponível para celulares Android e iOS. (Fonte: Governo do Brasil/Reprodução)Fonte: Serpro

O processo de emissão da CNH Digital é muito simples e fácil, bastando apenas seguir alguns passos para ter acesso ao documento. Entretanto, é importante lembrar que isso só será possível caso o seu documento tenha sido emitido após o mês de maio de 2017, dado que é preciso que ele contenha um QR Code em seu interior — presente apenas nos documentos emitidos após essa data.

Assim, caso esteja dentro dos requisitos, basta seguir as instruções:

1. Acesse a loja de aplicativos do seu smartphone

CNH DigitalFonte: Google Play

O primeiro passo para emitir seu documento é fazer o download do app Carteira Digital de Trânsito através da loja de aplicativos do seu smartphone. Para facilitar o trabalho, basta tocar em um dos links abaixo correspondente ao sistema operacional de seu aparelho e depois instalar o app.

2. Acesse ou se cadastre na plataforma

Carteira de HabilitaçãoFonte: TecMundo

Uma vez que o app estiver baixado, chegou a hora de acessar o seu cadastro. Ele utiliza a base de dados do gov.br, plataforma do governo utilizada para uma série de serviços, como solicitação do seguro-desemprego e emissão do certificado internacional de vacinação.

Caso já tenha o cadastro, basta inserir os dados da conta como CPF e senha. Todavia, se ainda não tiver, toque em "Cadastrar" e preencha todos os campos solicitados.

3. Emitir a CNH

CNH DigitalFonte: Google Play

Quando estiver dentro da plataforma, você será redirecionado(a) para o menu principal, devendo escolher a opção "Habilitação" para ter acesso ao documento. Depois, selecione "Toque para baixar sua CNH".

Logo após, será preciso inserir os números de registro da CNH, que se encontram abaixo da foto no documento físico, e o código de segurança da CNH, localizado no canto inferior direito da tela.

CNH DigitalFonte: Google Play

Toque em "Baixar CNH Digital" e crie uma senha de 4 dígitos para acessar o documento sempre que for preciso. Seu documento será emitido e ficará salvo para futuras utilizações.

Gostou da matéria? Deixe seu comentário abaixo e fique ligado(a) no TecMundo para não perder nenhuma novidade!

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.