Amazon anuncia demissão em massa nas divisões Twitch e Prime Video

1 min de leitura
Imagem de: Amazon anuncia demissão em massa nas divisões Twitch e Prime Video
Imagem: Amazon

A Amazon realizou nesta quarta-feira (10) duas rodadas de demissões que afetam centenas de funcionários. Os setores afetados são o da plataforma Twitch, que é especialmente usada na transmissão de games, e o segmento de estúdio de cinema e streaming Prime Video.

O corte na Twitch foi divulgado pela Bloomerg no dia anterior e confirmado posteriormente pela companhia. Cerca de 500 pessoas foram dispensadas pelo atual CEO da empresa, Dan Clancy, o que representa 35% do atual quadro de funcionários.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

O motivo alegado pela marca é o corte de custos que a Amazon como um todo está realizando, além de gastos acima da expectativa e sem expectativa de aumento na receita. Esse não é o primeiro corte da Twitch na atual crise: em 2023, a plataforma já havia demitido cerca de 400 funcionários.

A plataforma Twitch.A plataforma Twitch.Fonte:  Twitch 

"Apesar de a Twitch permanecer forte, por algum tempo a organização tem sido redimensionada com base em que esperamos pelos próximos três anos ou mais, não na situação que estamos hoje", diz o executivo.

Saídas também no Prime Studios

O segundo corte feito no mesmo dia envolve dois setores de entretenimento e streaming: a plataforma Prime Video e os estúdios da MGM, tradicional produtora de cinema que também pertence à Amazon.

De acordo com a reportagem, que teve acesso a um email interno com o comunicado, "centenas" de colaboradores foram dispensados.  O chefe da divisão, Mike Hopkins, alega que o motivo é uma reestruturação estratégica feita após uma análise minuciosa em todo o setor.

"Identificamos oportunidades de reduzir ou descontinuar investimentos em certas áreas, na medida em que aumentamos nosso investimento e foco em conteúdo e iniciativas de produção que entreguem um maior impacto", argumenta Hopkins.

A MGM é da Amazon desde 2020.A MGM é da Amazon desde 2020.Fonte:  Amazon 

Os anos de 2022 e 2023 foram marcados por demissões em massa nos setores de games, tecnologia e streaming. Ações como a da Amazon indicam que, aparentemente, ainda serão muitos os cortes em 2024.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.