Starlink: primeiros satélites com sinal de celular são lançados ao espaço

1 min de leitura
Imagem de: Starlink: primeiros satélites com sinal de celular são lançados ao espaço
Imagem: Reprodução/SpaceX

A empresa Starlink, do bilionário Elon Musk, realizou com sucesso a implementação dos primeiros satélites da companhia para fornecer sinal de telefonia celular. O lançamento aconteceu nesta terça-feira (2).

Os seis satélites da Starlink foram enviados ao espaço por um foguete Falcon 9 da SpaceX, a empresa de transporte e exploração espacial do próprio Musk. O lançamento aconteceu na Vandenberg Space Force Base, uma plataforma que fica no estado norte-americano da Califórnia.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Além dos equipamentos para fornecimento de sinal de celular, foram enviados mais 15 satélites convencionais da Starlink. Eles fazem parte da já extensa constelação da empresa para levar sinal de internet para vários cantos do mundo, inclusive em território brasileiro.

O sinal de celular da Starlink

O serviço de telefonia móvel da Starlink foi anunciado oficialmente em outubro de 2023. A ideia da empresa é levar sinal de celular para regiões remotas, com sinal instável ou nenhuma cobertura de torres e antenas convencionais.

Chamado de Direct to Cell, o projeto possibilita o envio de mensagens, ligações telefônicas e navegação por internet móvel. Os próprios satélites agem como se fossem uma torre de sinal, o que significa que não há pontos cegos e nem interferências.

Para aproveitar o sinal, não será necessário ter nenhum equipamento especial de recepção. Um smartphone convencional já é capaz de estabelecer a conexão e funcionar normalmente, caso o usuário seja assinante do serviço.

O Direct to Cell.O Direct to Cell.Fonte:  Starlink 

Como afirma o próprio Musk, limitações técnicas da tecnologia impedem que ela seja uma concorrente direta de operadoras convencionais. Com baixa velocidade e sem capacidade para aguentar chamadas de vídeo, por exemplo, a ideia é que o serviço seja mesmo para emergências ou locais remotos.

Por enquanto, não há uma previsão de lançamento para o Direct to Cell, mas testes devem começar nos EUA em breve.

Além da T-Mobile, a Starlink já fechou parcerias com outras operadoras ao redor do mundo para o fornecimento de sinal de celular. Elas incluem empresas no Japão, Austrália, Nova Zelândia, Suíça, Chile e Peru.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.