A importância do descanso

3 min de leitura
Imagem de: A importância do descanso
Imagem: Getty Images

Vivemos em uma era em que a produtividade é venerada e o descanso muitas vezes é negligenciado. O mundo moderno é frenético, marcado por prazos apertados, metas a cumprir e uma constante pressão para estar sempre em atividade.

 No entanto, o descanso não é - ou não deveria ser - um luxo; é uma necessidade vital para o bem-estar físico, mental e emocional.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Em pesquisa da empresa Eisenbahn com Data Folha contemplando pessoas de todo o Brasil, foi levantado que 43% das pessoas entrevistadas estão vivendo em modo acelerado. O descanso, além de desempenhar um papel fundamental na regeneração do corpo e no bom funcionamento dele, também desempenha um papel crucial na saúde mental.

Momentos de pausa são essenciais para reduzir o estresse, promover a clareza de pensamento, melhorar pensamento crítico, criatividade e produtividade. O sono adequado não apenas melhora a memória e a capacidade de aprendizado, mas também está diretamente ligado à saúde emocional. A privação do sono e falta de descanso podem desencadear problemas sérios como ansiedade, depressão e irritabilidade.

Agora vamos falar de produtividade: muitas vezes pensamos que quanto mais tempo se trabalha, mais se produz, mas não é bem assim. A qualidade do trabalho está intrinsecamente ligada ao descanso adequado. Ele permite que o cérebro descanse e se recupere, e esses momentos podem e devem ser planejados, não apenas aguardados.

É fundamental que empresas e indivíduos reconheçam a importância de promover uma cultura que valorize o descanso e o equilíbrio entre trabalho e vida pessoal. Na DeÔnibus, com a chegada do trabalho Remote First ('primeiramente remoto'), foi criada uma Política de

Pessoa em momento de descansoMomentos de descanso são essenciais para saúde do corpo, mas principalmente para a saúde da mente.Fonte: Getty Images

Descanso para que as pessoas tenham clareza e sejam incentivadas a fazer pausas durante o dia, criar uma rotina mais leve e descansar. Essa política conta com combinados e boas práticas para horários de reuniões, dias off para fins pessoais, recessos e emendas de feriados, tudo isso para incentivar e fortalecer o equilíbrio no dia a dia.

Já olhando para um movimento que vem acontecendo em diversos países e chegou recentemente no Brasil, a Semana de 4 Dias pode ser uma boa resposta sobre como descansar mais - mantendo a remuneração - pode gerar a mesma produtividade ou maior.

Segundo o estudo 4 Day Week Global, realizado pelo think thank Autonomy e pela 4 Day Week UK Campaign, em parceria com pesquisadores da Universidade de Cambridge, da Universidade de Oxford e do Boston College, no Reino Unido 92% das empresas que finalizaram os testes de redução de dias trabalhados decidiram seguir com o modelo, a receita aumentou em 2% e o melhor, funcionários relataram diminuição de burnout em 71%.

Falamos bastante do sono como meio vital de descanso, mas podemos descansar mentalmente e praticar o autocuidado de outras maneiras também a fim de evitar o adoecimento e viver uma vida mais leve e equilibrada. Mariana Clark, consultora e psicóloga especializada em saúde mental, nos orientou em uma palestra na DeÔnibus a dedicar pelo menos 15 minutos por dia em alguma atividade que goste.

As atividades podem ser diversas, como ler e escrever, desconexão digital, atividades manuais e criativas, exercício físico, caminhada pelo bairro, momentos de contato com a natureza, boas conversas com amigos, entre muitas outras opções.

Esse assunto foi escolhido a dedo para essa virada de ano. Aproveite para tentar desacelerar e fazer atividades que ajudem a descansar corpo e mente. Priorizar o descanso não é apenas benéfico para a saúde, mas também é um investimento na produtividade e na qualidade de vida.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.