Calculadora IPVA 2024: 6 opções para calcular o imposto

3 min de leitura
Imagem de: Calculadora IPVA 2024: 6 opções para calcular o imposto
Imagem: GettyImages

Fim do ano se aproxima e com ele os planos para 2024. Inclusive, para muitos janeiro é o momento de pagar uma série de impostos e outros boletos. E para os donos de veículos está o IPVA, que é justamente uma taxa cobrada para cada carro ou moto no qual o indivíduo possui registrado em seu nome.

Para saber o quanto você deve pagar de taxa, é preciso fazer um cálculo que leva em conta uma série de fatores, como o preço médio do seu veículo, o seu respectivo ano de fabricação, o modelo, entre outras características.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Para te ajudar nessa tarefa, trouxemos uma lista com seis opções de calculadora que irão te ajudar a saber o valor do IPVA 2024. Confira!

1. Site da Zapay

Uma das formas mais simples e rápidas de fazer o cálculo do IPVA 2024 é ao utilizar a calculadora da Zapay. Disponível gratuitamente, ela permite que o usuário faça uma consulta rápida ao informar a placa do seu carro, um e-mail e um telefone para contato.

O site da Zapay disponibiliza uma calculadora de IPVA de forma gratuitaO site da Zapay disponibiliza uma calculadora de IPVA de forma gratuitaFonte:  Reprodução / TecMundo 

2. iDinheiro

O site iDinheiro também conta com uma calculadora que faz toda a soma do IPVA 2024 a ser pago. Nela, é preciso informar o preço do seu veículo, de acordo com a tabela FIPE, o estado onde ele é registrado, e o tipo de veículo.

Além disso, no próprio portal você também pode conferir cotações de seguro para esse mesmo veículo. Vale a pena experimentar!

No site iDinheiro também é possível fazer cotações de seguro para seu veículoNo site iDinheiro também é possível fazer cotações de seguro para seu veículoFonte:  Reprodução / TecMundo 

3. Dok Despachante

O site Dok Despachante também conta com uma calculadora do IPVA 2024. Nele, você também só precisa informar o tipo de veículo, o valor e o estado onde ele é registrado. Ainda no site, é possível ter acesso a uma consultoria grátis tanto para a taxa, quanto para outros serviços de licenciamento de veículos.

No site Dok Despachante além da calculadora de IPVA, há também consultorias referentes a licenciamento de veículosNo site Dok Despachante além da calculadora de IPVA, há também consultorias referentes a licenciamento de veículosFonte:  Reprodução / TecMundo 

4. Gringo

Outra alternativa de calculadora gratuita é a do portal Gringo. Nele, é necessário realizar a inserção do valor do veículo e o estado de origem.

Vale lembrar que este modelo de cálculo não traz os descontos do IPVA, isenções e facilidades, – apenas um valor aproximado a ser pago de acordo com as informações base.

No Gringo você consegue gerar um valor base para o seu IPVA 2024No Gringo você consegue gerar um valor base para o seu IPVA 2024Fonte:  Reprodução / TecMundo 

5. Mobills

O site do Mobills também traz uma calculadora para mostrar o preço base a ser pago pelo IPVA 2024. A grande diferença é que o site conta com uma série de tutoriais, tanto para ensinar a fazer o cálculo, como também mostra a forma de se aplicar descontos, e o link para todos o DETRAN de todos os estados do país.

O Mobills reúne informações para ajudar a calcular o IPVA 2024 com os possíveis descontosO Mobills reúne informações para ajudar a calcular o IPVA 2024 com os possíveis descontosFonte:  Reprodução / TecMundo 

6. IPVA Brasil

Já o IPVA Brasil é um portal totalmente dedicado a tirar dúvidas sobre o imposto. Além disso, a sua calculadora já traz como base possíveis descontos a serem aplicados na hora de somar o valor da taxa final. Para isso, você pode adicionar manualmente a porcentagem de taxa para o cálculo total.

No site do IPVA Brasil é possível calcular o valor a ser pago já com a inclusão de alguns descontosNo site do IPVA Brasil é possível calcular o valor a ser pago já com a inclusão de alguns descontosFonte:  Reprodução / TecMundo 

Agora que você já sabe como calcular o IPVA 2024, não precisa mais se preocupar sem saber qual será o valor a ser pago no próximo ano. E você, ficou com alguma dúvida? Conte para a gente nas redes sociais do TecMundo. Até a próxima!

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.