Câmara aprova criminalização de nudes gerados por IA com pena de até 4 anos

1 min de leitura
Imagem de: Câmara aprova criminalização de nudes gerados por IA com pena de até 4 anos
Imagem: Zeca Ribeiro/Câmara dos Deputados

A Câmara dos Deputados aprovou, nesta quinta-feira (7), o Projeto de Lei (PL) 9930/18. A ação avança o debate sobre a criminalização de "registro da intimidade sexual" de outras pessoas — ou seja, o compartilhamento de nudes sem autorização.

De acordo com a Câmara, o crime já está previsto no Código Penal, mas o PL aumenta a pena para quem for condenado por esse crime. Além disso, ele inclui na lista de práticas criminosas o uso de inteligência artificial (IA) para quem "modificar imagem (de foto ou vídeo) para incluir pessoa em cena de nudez, ato sexual ou ato de caráter íntimo".

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Caso o PL seja aprovado, a pessoa responsável por fotografar, filmar e/ou divulgar conteúdo com cenas íntimas sem autorização, seja ele real ou feito com IA, pode pegar uma pena de um a quatro anos de prisão, além da multa. A pena atual é de seis meses a um ano, fora um valor em dinheiro que varia de acordo com o caso.

Espalhar nudes causa "sofrimento intenso"

De autoria da deputada Erika Kokay (PT-DF), o projeto de lei é tido pela parlamentar como importante porque essa prática criminosa provoca "um sofrimento intenso" em quem tem a intimidade exposta. "Precisamos colocar na nossa legislação a atenção para esse tipo de crime que viola a intimidade", afirma Kokay.

Erica Kokay, autora do projeto de lei.Erica Kokay, autora do projeto de lei.Fonte:  Câmara dos Deputados/Reprodução 

Ainda sem previsão para debate, o PL 9930/18 agora será enviado ao Senado e, caso seja aprovado também por lá, passa para sanção presidencial. Recentemente, a atriz Isis Valverde foi vítima desse tipo de prática, com imagens falsas e geradas por IA usando a sua aparência divulgadas em redes sociais.

Nos Estados Unidos, uma lei de maio de 2023 no estado do Minnesota foi a primeira a proibir a divulgação de deepfakes com teor pornográfico. Outros debates parecidos envolvendo conteúdos gerados por IA também estão em andamento em outras partes do mundo.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.