Pais processam Roblox por expor crianças a conteúdo adulto

1 min de leitura
Imagem de: Pais processam Roblox por expor crianças a conteúdo adulto
Imagem: GettyImages

Alguns pais estão processando a Roblox Corporation por expor crianças para conteúdo impróprio. A ação civil publicada na Califórnia, Estados Unidos, acusa a empresa de "propaganda enganosa" ao se posicionar como uma plataforma de jogos para crianças, enquanto mostra conteúdo para maiores.

As famílias envolvidas com a ação alegam que seus filhos foram expostos a avatares em atos obscenos, totalmente nus, interagindo com brinquedos sexuais ou em casas de strip virtuais.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Roblox é processado por expor crianças a conteúdo impróprio.Roblox é processado por expor crianças a conteúdo impróprio.Fonte:  GettyImages 

"Os pais que nunca permitiriam que seus filhos usassem o TikTok não pensam duas vezes antes de deixá-los acessar o Roblox, mesmo que o que eles encontram no Roblox possa ser muito mais prejudicial", aponta a fundadora do escritório de advocacia Alexandra Walsh.

"A popularidade da plataforma disparou durante a pandemia, quando os pais procuravam desesperadamente interação social para os seus filhos", complementou.

Na ação, o grupo também acusa a Roblox Corporation de induzir pais a gastar muito dinheiro na plataforma através do Robux, moeda virtual do serviço.

Robox se defende

Em resposta ao processo, a Roblox Corporation reforça que a companhia é comprometida em entregar uma "experiência positiva e segura para pessoas de todas as idades". Segundo a empresa, há vários funcionários com a responsabilidade de manter a plataforma segura.

Contudo, essa não é a primeira vez que o Roblox entra na mira de ações judiciais. Em 2022, a companhia foi acusada de permitir a exploração sexual de um menor de idade nos Estados Unidos e, em abril deste ano, a plataforma alterou o comportamento de anúncios para atender queixas da Comissão Federal de Comércio (FTC) dos Estados Unidos.

Roblox é para crianças?

Atualmente, Roblox é conhecida como uma plataforma de jogos voltada para o público infantil. Contudo, o serviço também busca atender públicos mais velhos com experiências alternativas mais adequadas.

Em maio deste ano, o CEO da Roblox Corporation, David Baszucki, afirmou que a plataforma buscava criar espaços para criadores gerarem experiências para usuários mais velhos. Teoricamente, esse tipo de conteúdo não deve alcançar crianças.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.