Hackers em Roblox enganam crianças para roubar milhares de dólares

1 min de leitura
Imagem de: Hackers em Roblox enganam crianças para roubar milhares de dólares
Imagem: Roblox

Roblox é uma plataforma de criação de jogos que sempre aparece em listas de games mais jogados no mundo. Tamanha popularidade atrai também muitos hackers e golpistas, que têm se aproveitado ainda mais já que Roblox é voltado para um público infantil. E agora, graças a uma reportagem da Vice, sabemos um pouco mais sobre como eles atuam.

Os "beamers", como são conhecidos os hackers do mundo de Roblox, usam diversas maneiras de conseguir acesso a contas com itens raros para roubá-las e depois vender esses itens em mercados terceirizados, fora da plataforma oficial, onde eles costumam conseguir valores maiores e fica mais difícil desfazer o estrago.

Um dos métodos preferidos é um que funciona com adultos também, o famoso phishing. Golpistas criam páginas que parecem legítimas e enviam seus links para usuários específicos tentando enganá-los e conseguir suas informações. "Eu vou a servidores (do Discord) com idiotas ricos, e então mando mensagem para cada um deles", um dos hackers teria dito à Vice.

Às vezes os beamers também vão se fazer de amigos, oferecendo para criar um novo avatar para conta da vítima, ou então fazendo uma proposta de emprego, com pagamento para a criação de um jogo no Roblox. O objetivo final é sempre ter acesso ao arquivo .HAR do jogo. Nesse arquivo, os hackers conseguem o token de login necessário para entrar na conta e roubá-la para si.

E não é só as vítimas que caem no golpe, mas a própria administração do jogo também é enganada. Foram relatados casos de hackers usando capturas de tela falsificadas do PayPal para convencer o Roblox de que eles seriam realmente os donos da conta que estão roubando. Alguns golpes chegam no nível de clonar o cartão SIM do celular da vítima, para burlar autenticação em dois fatores.

Para quem está se perguntando por qual motivo hackers se dariam tanto trabalho para roubar contas de crianças, basta observar o tweet acima. Essa é a venda mais cara que a plataforma terceirizada de leilões de itens do Roblox já fez, alcançando os US$ 13.605 por um chapéu.

Como seria de se esperar, os devs e executivos por trás de Roblox destacam que oferecem diversas medidas de segurança para o game, e ressaltam a autenticação em dois fatores. Mas, segundo a reportagem da People Make Games, os beamers são apenas um dos muitos problemas encontrados numa plataforma voltada totalmente para crianças.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.