Microsoft contrata Sam Altman, ex-CEO demitido da OpenAI

2 min de leitura
Imagem de: Microsoft contrata Sam Altman, ex-CEO demitido da OpenAI
Imagem: GettyImages

A Microsoft anunciou oficialmente a contratação de Sam Altman, programador e empresário que até poucos dias atrás atuava como CEO da OpenAI. O executivo era um dos principais nomes por trás da empresa de inteligência artificial (IA) responsável pelo ChatGPT.

Em uma reviravolta corporativa ainda pouco detalhada, Altman foi demitido do cargo de gerente executivo da OpenAI na última sexta-feira (17), após uma decisão do conselho de diretores da empresa. A empresa até tentou trazê-lo de volta para o cargo, supostamente por pressão da Microsoft, mas ele acabou indo trabalhar para a dona do Windows.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Agora, ele vai "comandar uma nova equipe de pesquisa avançada em IA" justamente em uma das maiores parceiras comerciais e investidoras do seu antigo trabalho. Ainda não existem detalhes exatos de que tipo de trabalho será feito nessa divisão.

Sam AltmanEx-CEO da OpenAI agora faz parte da Microsoft.

Na carta do conselho explicando a saída de Altman, o executivo foi descrito como alguém que não era “consistentemente sincero em suas comunicações”, o que dificultava “a sua capacidade de exercer responsabilidades”.

Dança das cadeiras

De acordo com o CEO da Microsoft, Satya Nadella, Altman não foi o único a fazer esse caminho. O ex-presidente do conselho diretor e também confundador da OpenAI, Greg Brockman, pediu para sair após a demissão do colega e segue para a dona do Windows, assim como outros colegas pesquisadores.

"Continuamos comprometidos com a nossa parceria com a OpenAI e temos confiança no nosso planejamento de produtos, na nossa capacidade de continuar inovando com tudo o que anunciamos no Microsoft Ignite e em continuar apoiando os nossos clientes e parceiros", diz Nadella, reforçando que a aliança com a criadora do ChatGPT segue de pé.

Ex-presidente da aceleradora de startups Y Combinator, Altman foi um dos cofundadores da OpenAI em 2015, quando o projeto ainda era uma organização de pesquisa e desenvolvimento sem fins lucrativos. Brockman também participou da criação da companhia — assim como o bilionário Elon Musk, hoje desafeto de ambos e critico do modelo de negócios da rival desde a sua saída, em 2018.

Novo CEO da OpenAI

Emmett Shear, o novo CEO da OpenAI.Emmett Shear, o novo CEO da OpenAI.Fonte:  GettyImages 

Além disso, a OpenAI agora tem um novo CEO interino. Trata-se de Emmett Shear, cofundador do projeto Justin.tv, uma plataforma de transmissão de vídeo ao vivo que mais tarde se tornaria a Twitch.

Ele deve permanecer no cargo por alguns meses até a efetivação ou a contratação de um novo gerente executivo. Com a saída repentina de Altman, no entanto, o novo comandante terá grandes desafios pela frente.

Segundo relata o The Verge, diversos funcionários da OpenAI demonstraram descontentamento com a demissão de Sam Altman. Com isso em mente, existe a chance de mais funcionários importantes deixaram a dona do ChatGPT e, quem sabe, até serem contratados pela Microsoft.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.