Tetris ajudou a popularizar o uso de computadores, diz criador do game

1 min de leitura
Imagem de: Tetris ajudou a popularizar o uso de computadores, diz criador do game
Imagem: Getty Images/Reprodução

Alexey Pajitnov, o programador russo que desenvolveu o fenômeno Tetris, esteve na Brasil Games Shows 2023 (BGS 2023) e foi um dos entrevistados pelo Voxel durante o evento.

Na conversa, ele falou inclusive sobre um feito pouco lembrado do título, além de ser um dos games mais vendidos da história: a importância do jogo de quebra-cabeças para popularizar o uso de computadores, inclusive em ambientes domésticos e fora do horário de trabalho.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Para Pajitnov, o início do mercado de PCs para consumidores foi difícil, já que o público demorou a se acostumar com o eletrônico.

"Quando os computadores chegaram, as pessoas ficavam assustadas com eles. Era tipo uma máquina grande e fria, com aquele teclado todo complicado, o mouse... era demais para as pessoas. E funcionava principalmente com os números, o software era muito cru e cheio de erros. Então, em qualquer coisa que você fazia, a interface de usuário era horrível naquela época. (...) Era fácil de errar, então as pessoas começaram a odiar aquilo", explica.

Onde entra Tetris na história dos PCs?

Um dos fatores que ajudou na popularização deles foi Tetris. O jogo foi lançado em novembro de 1987 nos Estados Unidos, inicialmente para computadores voltados também para jogos, como o Commodore Amiga, o Atari ST e o ZX Spectrum, entre outros.

"Aí, de repente, as pessoas viram na tela algo que era muito claro, muito simpático, muito agradável. Então o Tetris realmente ajudou a destruir essa barreira entre as pessoas e os computadores. Eu acho que esse primeiro trabalho do Tetris sempre será apreciado", diz Pajitnov, claramente orgulhoso do próprio legado.

Tetris rodando no Amiga, de 1988.Tetris rodando no Amiga, de 1988.Fonte:  YouTube/hirudov2d 

Você pode conferir a entrevista completa com o programador abaixo, já com legendas em português.

O papo completo de Alexey com o Voxel inclui ainda questões sobre o futuro da indústria dos jogos e a adaptação da história da popularização de Tetris para fora da União Soviética, em um filme disponível na plataforma de streaming Apple TV+.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.