Tudo verdade? Criador de Tetris fala sobre filme do game no Apple TV+

Imagem de: Tudo verdade? Criador de Tetris fala sobre filme do game no Apple TV+
Imagem: Voxel

O criador de Tetris, Alexey Pajitnov, esteve na Brasil Game Show 2023 e foi um dos entrevistados do Voxel durante o evento. Na conversa, o programador russo falou um pouco mais sobre a criação do fenômeno de quebra-cabeças que é popular até hoje, até de comentar o futuro da indústria de games.

Além disso, Pajitnov falou também sobre Tetris, filme da plataforma de streaming Apple TV+ que narra os acontecimento da popularização do título e da chegada dele ao Ocidente. Veja abaixo como foi o bate-papo completo:

O que o criador de Tetris achou do filme?

Perguntado sobre o que era realidade e o que achou do filme, o programador foi bem objetivo nas respostas e ficou com boas impressões da produção. De acordo com o engenheiro de computação, o longa-metragem não é sobre ele, mas sobre o game.

"Primeiro, não é um filme sobre mim, é um filme sobre Henk Rodgers. Ele é o personagem principal e o outro personagem no filme é o jogo Tetris, isso com certeza.", diz o programador, referindo-se ao empresário que é seu amigo até hoje e foi a pessoa que conseguiu os direitos de Tetris para lançá-lo nos Estados Unidos e em plataformas como o Game Boy.

Além disso, Pajitnov confirmou que boa parte dos acontecimentos retratados na produção realmente aconteceu. Tanto ele quanto Henk — que são amigos até hoje — participaram ativamente da produção.

"Basicamente, nós trabalhamos bastante com os roteiristas e brigamos bastante para que essa história fosse fiel. E nós fizemos um bom trabalho porque tudo que diz respeito aos negócios, tudo sobre o acordo, as lutas e as intrigas, plataformas e todo o resto foi bem preciso. Foi realmente o que aconteceu na vida real. E claro que eles colocam algumas coisas de Hollywood lá, eles precisavam colocar a cereja no bolo"

Efremov como Alexey.Efremov como Alexey.Fonte:  Apple TV+ 

Além disso, o criador de Tetris gostou do filme no geral. "Sim, eu gostei! E foi bem incomum, porque eles não tentam simplificar demais as coisas. É bem difícil resumir um evento de cinco anos em uma hora e meia que é o tempo do filme, mas eles fizeram um bom trabalho e você sente o sabor da época, da Rússia, daquela época e tudo", diz Alexey.

O programador até ressalta que ele é "um filme sério sobre a indústria dos jogos" e algo pioneiro por retratar o mercado "com um espírito documental". Na produção, Pajitnov é vivido pelo ator russo Nikita Efremov, enquanto Henk é interpretado por Taron Egerton.

O problema com o filme Tetris para o criador do jogo

O russo ainda entregou qual a sua única crítica sobre o filme. De acordo com o criador do Tetris, a falta de foco em um aparelho lendário da Nintendo foi um defeiro do longa-metragem da Apple.

"A estreia foi no Festival de Cinema de Austin e, quando assistimos ele na sala, eu percebi que havia outro personagem muito importante no filme. (...) É o Game Boy, ele virou o verdadeiro herói. Toda vez que ele aparecia na cena, as pessoas aplaudiam, porque elas são tão apaixonadas por esse brinquedo que elas ganharam há, sei lá, 30 anos.. Tetris e Game Boy são os verdadeiros personagens, então o filme poderia ter usado melhor o Game Boy com certeza", conclui.

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.