inDrive lança pagamento online com cartão de crédito; veja as cidades onde o serviço está disponível

2 min de leitura
Imagem de: inDrive lança pagamento online com cartão de crédito; veja as cidades onde o serviço está disponível
Imagem: LPETTET/Getty Images

A inDrive anunciou nesta semana o lançamento da função de pagamentos com cartão de crédito via aplicativo. O sistema estava sendo testado desde maio em Uberlândia (MG) e agora chegou a mais de 15 cidades espalhadas pelo país.

Anteriormente, a plataforma só aceitava pagamentos em dinheiro, via maquininha ou Pix. De acordo com Alexander Akhmataev, diretor de desenvolvimento de negócios da inDrive na América Latina, os pagamentos cashless entregarão um app mais “pronto, eficiente, responsivo e aprimorado”.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Confira, abaixo, algumas das cidades em que usuários da inDrive já podem pagar corridas online com cartão de crédito:

  • Ipatinga (MG);
  • Campina Grande (PB);
  • Campinas (SP);
  • Jundiaí (SP);
  • Americana (SP);
  • Indaiatuba (SP);
  • Fortaleza (CE);
  • Florianópolis (SC);
  • Jundiaí (SP);
  • Franca (SP);
  • Blumenau (SC);
  • Limeira (SP);
  • Criciúma (SC);
  • Chapecó (SC);
  • Marabá (PA);
  • Feira de Santana (BA).

Segundo a empresa de viagens urbanas, a ideia é estender o lançamento da novidade para as mais de 140 cidades onde o app já opera até o começo de 2024.

"O Brasil, entre os países que já operávamos, será o primeiro a ter a funcionalidade na América Latina. Hoje, apenas os mercados norte-americano e australiano têm disponível. O território brasileiro é para a inDrive um celeiro de oportunidades, um campo vasto de experimentos tecnológicos que possibilitam escalabilidade e benchmark a outros países e regiões”, afirmou Akhmataev.

Crescimento passo a passo

A funcionalidade de pagamentos via cashless era uma das mais pedidas pelos usuários da inDrive. A empresa sabe disso e revela, inclusive, que após a novidade há uma estimativa de crescimento entre 40% e 50% nos números de usuários (na comparação com os números do fechamento de 2022).

Presente no país desde 2018, a empresa justifica que seu modelo de negócio que permite a negociação do preço da corrida entre passageiros e motoristas fez com que ela decidisse escalonar de maneira fracionada. E após um crescimento de 70% no número de corridas e 50% de aumento de motoristas trabalhando em 2022, foi iniciada uma nova fase.

“No último ano, praticamente consolidamos nossa posição no mercado, como o terceiro maior player do transporte de passageiros por aplicativo [atrás de 99 e Uber]. Assim, a partir dali, passamos para a fase de crescimento exponencial. E esta fase tem início com uma escuta a todo o nosso ecossistema e feedbacks constantes”, afirmou ao TecMundo o gerente comercial da inDrive, Thyerry Mendes.

inDriveA inDrive afirma que os motoristas poderão não escolher pegar corridas com pagamento via cartão de crédito online, já que a operação gera uma taxa maior (Imagem: Divulgação/inDrive)

Mesmo garantindo que a marca está na fase de alçar voos ainda maiores, a evolução seguirá sendo passo a passo. Apesar da ampliação do pagamento via cartão de crédito no app, a funcionalidade ainda não tem previsão para chegar às outras verticais como entregas, moto-táxi, fretes e serviços, por exemplo.

Questionado sobre a integração com carteiras digitais como Apple Pay e Samsung Wallet, Mendes também prega parcimônia.

“É preciso, antes de tudo, trazer a funcionalidade na forma primitiva e potencializando seu uso. A partir desta consolidação, com certeza já prevemos demais aplicações que aprimoram a experiência de uso dos usuários em todo o Brasil”, finaliza.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.