Carteira digital: quase 90% dos brasileiros confiam na tecnologia

1 min de leitura
Imagem de: Carteira digital: quase 90% dos brasileiros confiam na tecnologia
Imagem: Shutterstock

As carteiras digitais, que podem ser utilizadas nas compras online e em substituição aos cartões nas lojas físicas, são consideradas ferramentas seguras por 87% dos brasileiros, resultado superior ao índice global de 72%. É o que aponta um estudo feito pela Serasa Experian, divulgado na última quarta-feira (22).

Realizada em março deste ano, a Pesquisa Global Insights da Experian abordou a interação online entre consumidores e lojas de 20 países. Também chamadas de e-wallets, as carteiras digitais como Apple Pay, Google Pay e Samsung Pay, entre outras, foram um dos temas do levantamento.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Segundo o head de Produtos de Verificação de Identidade e Prevenção à Fraude da Serasa Experian, Caio Rocha, o resultado mostra que a digitalização dos pagamentos está consolidada entre os brasileiros. Ele associa a grande aceitação da tecnologia às medidas de distanciamento surgidas durante a pandemia do novo coronavírus.

“A pandemia ajudou a inserir ainda mais as carteiras digitais na vida das pessoas. Essa modalidade de pagamento simplifica a jornada do cliente, pois a torna mais ágil, segura e sem atrito”, explicou. No entanto, o especialista ressaltou ser necessário um maior investimento em prevenção de fraudes para um maior equilíbrio entre a experiência do usuário e a segurança.

Cartão de crédito em destaque

Além das carteiras digitais, a pesquisa mostrou uma grande confiança dos brasileiros nos pagamentos via QR Code, com 82% dos consumidores locais se sentindo seguros ao usar o recurso, contra 65% dos outros países. A boa reputação dos apps de e-commerce também é maior por aqui do que no exterior (87% a 65%).

O estudo apontou as ferramentas tecnológicas bastante valorizadas, mas um velho conhecido dos consumidores foi citado como o meio de pagamento mais lembrado. Estamos falando do cartão de crédito, mencionado por 90% dos entrevistados brasileiros e 80% dos estrangeiros.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.