MakerHero lança curso de impressão 3D

4 min de leitura
Patrocinado
Imagem de: MakerHero lança curso de impressão 3D
Avatar do autor

Equipe TecMundo

A MakerHero, loja referência em produtos e conhecimento em eletrônica e impressão 3D, acaba de anunciar o lançamento do seu Curso de Impressão 3D.

Voltado para iniciantes e pessoas que querem aprimorar suas habilidades, o curso oferece um conhecimento sólido sobre a impressão 3D e ensina, de maneira prática, os principais passos para se obter uma peça de qualidade.

Com o lançamento do curso, a empresa quer impulsionar a adoção da tecnologia 3D, promovendo a compreensão dos principais conceitos e técnicas para quem busca materializar ideias e projetos. A essência do curso é proporcionar uma experiência imersiva, abordando desde conceitos básicos até técnicas avançadas.

cursos MakerHero Hero Academy(Fonte: MakerHero/Divulgação)

Impressão 3D e a fabricação do futuro

A capacidade de transformar modelos digitais em objetos sólidos tridimensionais permite que os produtos sejam cada vez mais personalizados e adaptados ao nosso estilo de vida.

Inicialmente confinadas a ambientes industriais devido a custos elevados, as impressoras 3D têm conquistado uma acessibilidade mais ampla ao longo dos anos. Atualmente, várias escolas já oferecem aulas que envolvem a fabricação de peças em 3D com impressoras que custam a partir de R$ 1.000. Essa democratização tem catalisado um novo paradigma de "faça você mesmo", empoderando empresas, educadores, estudantes e entusiastas.

Já no campo da cultura maker, a impressão 3D permite que os criadores deem vida a objetos personalizados ou aperfeiçoem criações existentes.

Nesse contexto, o curso de impressão 3D da MakerHero desempenha um papel fundamental, capacitando seus alunos a descobrirem repositórios de modelos 3D gratuitos e oferecendo aulas básicas sobre modelagem 3D, permitindo que os estudantes desenvolvam suas habilidades na criação de projetos próprios.

Todas as impressões realizadas no curso são desenvolvidas passo a passo, com peças úteis e práticas para que o aluno consiga visualizar a utilidade da tecnologia no seu dia a dia. Para isso, o curso abrange desde as calibrações e ajustes essenciais na impressora, até os parâmetros de fatiamento para a impressão de uma peça de qualidade.

Ao longo dos módulos, a absorção do conteúdo pelo aluno é estimulada com exercícios práticos, a fim de testar os conhecimentos recém-adquiridos sobre impressão 3D.

Projeto Bônus - Luminária IoT LED RGB

Como desafio final, o curso tem um projeto bônus que unifica eletrônica e impressão 3D. Os participantes terão a oportunidade de fabricar e montar uma luminária em impressão 3D utilizando uma fita de LED RGB e um módulo ESP8266, que permite que você controle a luminária utilizando o celular.

luminária IoT MakerHeroLuminária IoT com Led RGB da MakerHero. (Fonte: MakerHero/Divulgação)

Educação Maker e a Impressão 3D nas escolas

No contexto educacional, as impressoras 3D têm ocupado um espaço relevante ao lado de robótica e outras tecnologias da educação STEM. A fabricação de peças em 3D tem permitido que as ideias se materializem de forma tangível, despertando inovação e experimentação.

Esse enfoque estimula a absorção de conhecimento e o pensamento crítico, sendo cada vez mais incorporado em currículos escolares e projetos pedagógicos. Sabendo disso, a MakerHero tem desenvolvido diversos produtos originais voltados para estudantes, professores e instituições de ensino.

imagem Makerhero Hero AcademyHeroAcademy, a plataforma de conteúdos digitais da MakerHero. (Fonte: MakerHero/Divulgação)

HeroAcademy - conhecimento de makers para makers

Os cursos da empresa são desenvolvidos a partir da experiência interna do time de P&D, garantindo um guia prático e abrangente para aqueles que desejam iniciar ou aprimorar suas habilidades.

Além do curso de impressão 3D, a HeroAcademy oferece curso de programação em C/C++ para Arduino e de programação em Micropython. Todos os cursos são dedicados para estudantes que desejam aprofundar seus conhecimentos em alguma área, hobbistas que gostam de desenvolver projetos próprios e professores que querem aplicar a cultura maker na prática.

Para descobrir mais sobre os cursos disponibilizados pela MakerHero, você pode acessar a HeroAcademy, o espaço onde a empresa oferece seus conteúdos digitais. Cada curso oferece um certificado de conclusão, validado por especialistas em programação, eletrônica e impressão 3D.

A MakerHero e seu compromisso com a cultura maker

FilipeFlop virou MakerHeroNo início de 2023, a antiga FilipeFlop passou a se chamar MakerHero. (Fonte: MakerHero/Divulgação)

A MakerHero, anteriormente conhecida como FilipeFlop, acumula mais de uma década de experiência na comercialização de componentes eletrônicos, sendo representante oficial da Raspberry Pi no Brasil e agora desempenhando o papel de revendedora oficial da Arduino no Brasil. Ao expandir seu portfólio para incluir impressão 3D, a empresa solidifica sua conexão com a comunidade maker.

Com uma relação estreita com a comunidade maker, em 2020, a empresa decidiu ampliar ainda mais as possibilidades criativas do seu público, incluindo materiais para impressão 3D no catálogo. Essa implementação foi realizada visando proporcionar uma experiência completa aos makers, impulsionando a jornada de desenvolvimento e inovação daqueles que desejam criar com as próprias mãos.

Além disso, a MakerHero oferece, em suas redes sociais e blogs, conteúdos sobre a área de eletrônica e impressão 3D.

Mais de 800 artigos sobre impressão 3D e componentes eletrônicos

Desde 2011, a MakerHero mantém um blog que auxilia a comunidade maker ao fornecer conteúdos gratuitos de alta qualidade. Com mais de 800 artigos publicados, o blog da MakerHero oferece uma variedade de informações técnicas, incluindo guias passo a passo para a execução de projetos, bem como resenhas detalhadas sobre produtos relevantes para a comunidade maker.

Esse compromisso em compartilhar conhecimento e propagar a cultura maker procura enriquecer e transformar a experiência dos entusiastas de tecnologia, incentivando a concretização de projetos cada vez mais inovadores e criativos, e fortalecendo o ideal da empresa de que todo mundo pode construir uma parte do futuro.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.