MakerHero: a nova marca da representante oficial da Raspberry Pi no Brasil

5 min de leitura
Patrocinado
Imagem de: MakerHero: a nova marca da representante oficial da Raspberry Pi no Brasil
Avatar do autor

Equipe TecMundo

2023 começou com novidade no mundo maker. Quem acessar a tradicional loja de componentes eletrônicos FilipeFlop, fundada em 2010, vai encontrar agora a MakerHero. Com novo nome, nova marca e posicionamento, a empresa brasileira aposta na mudança para o fortalecimento da cultura maker.

“O que nos move é a possibilidade de facilitar a experiência das pessoas no universo maker. Queremos tornar mais fácil não só o acesso a produtos, mas também o conhecimento sobre técnicas. A meta é trazer para a comunidade mais pessoas. Somos makers e queremos crescer junto de todo mundo que tenha desejo de fazer”, afirma o CEO e fundador, Filipe Macedo.

Segundo Filipe, a mudança vem para  reforçar o compromisso da empresa sediada em Florianópolis (SC) com a comunidade maker, amantes da tecnologia e hobbistas.

FilipeFlop agora é MakerHero

O posicionamento da marca também dá mais ênfase para a motivação da equipe: inspirar e ajudar quem é apaixonado por programação, eletrônica e impressão 3D a ir sempre além em suas criações. MakerHero representa aquela sensação única de criar com as próprias mãos, de fazer parte da construção do futuro.

makerhero

Para o processo de rebranding, a empresa contou com o trabalho da Bolden, que, junto da equipe, concretizou os conceitos que dão base para todas as ações.  A consultoria investigou a essência, a história e o modelo de negócio, criando uma marca que inspira o protagonismo das pessoas no futuro através da tecnologia.

Além do e-commerce, que já alcançou a marca de mais de 90 mil clientes únicos, a MakerHero movimenta uma comunidade de criadores de conteúdo, fortalecendo sua atuação na construção de uma nova forma de pensar. A FilipeFlop agora é MakerHero e convida a todos a fazer com as próprias mãos.

Sobre a MakerHero: de makers para makers

O senso de comunidade que movimenta a empresa já estava presente em 2010, quando Filipe Macedo - fundador, engenheiro e entusiasta da inovação - resolveu agir para facilitar o acesso a componentes eletrônicos e ao conhecimento maker. Naquele ano, Filipe criou a empresa e logo vendeu a primeira placa Arduino

No ano seguinte, foi ao ar o blog, iniciativa que já ultrapassa uma década de referência para comunidade maker, ajudando quem quer criar a encontrar conteúdo de qualidade e de fácil acesso. São mais de 800 artigos técnicos especializados com projetos, passo a passo e descrição de produtos.

Primeira revenda oficial da Raspberry Pi no Brasil

Em 2017, a MakerHero firmou parceria com a Fundação Raspberry Pi, tornando a loja a primeira representante oficial da fundação no Brasil. A empresa é especialista em Raspberry Pi e possui na loja os principais produtos da fundação, além de conteúdos e suporte técnico especializados. Além disso, são vários kits e cursos para quem quer se especializar nesta placa que é o maior sucesso mundial no mundo maker desde o Arduino.

Quem ainda não conhece essa placa revolucionária, vai com certeza se impressionar: a  Raspberry Pi 4B é um computador que cabe na palma da mão. A Fundação Raspberry lançou em 2012 sua primeira placa, chamada Raspberry Pi. Desde então, já são mais de 15 modelos lançados pela Fundação.

Além de servir como um minicomputador, a Raspberry Pi pode ser usada para criação de projetos. Com ela makers e empresas têm desenvolvido várias aplicações que vão de games para entretenimento a terminais de autoatendimento espalhados locais de grande circulação.

MAKERHERO RECOMENDA

Para começar a criar projetos com MicroPython, Raspberry Pi Pico pode ser a melhor pedida, tendo ainda o menor preço. Para desenvolver soluções mais robustas, vá de Raspberry Pi 3 ou Raspberry Pi Zero 2W, opções intermediárias versáteis e cheias de recursos.

Quer explorar todo o poder do minicomputador? Raspberry Pi 4 é a placa mais poderosa da fundação, possui processamento superior, USB 3.0, Ethernet com suporte a PoE e suporta até 2 monitores. Você também pode acessar nosso curso de MycroPython para aprimorar suas habilidades.

Referência em Componentes Eletrônicos e Impressão 3D

A empresa já era referência em componentes eletrônicos e reconhecida como um dos maiores portais makers do Brasil. Em 2020 veio a decisão de ampliar os negócios com equipamentos e acessórios para Impressão 3D, com objetivo de oferecer uma experiência completa para a criação de projetos em todos os níveis de complexidade, fomentando a jornada de desenvolvimento de quem quer criar com as próprias mãos.

Após a ampliação do catálogo é possível encontrar impressoras 3D, filamentos e resinas de várias cores, texturas e materiais, além de peças e acessórios. O objetivo da empresa é oferecer produtos para os mais diferentes públicos, menos quem está dando os primeiros passos. Por isso, conta com um suporte técnico especializado para ajudar com os mais diversos problemas.

makerhero

SuperMakers: parceiros que dominam as tecnologias

Além do e-commerce que já alcançou a marca de mais de 90 mil clientes únicos, a MakerHero movimenta uma comunidade de criadores de conteúdo, fortalecendo sua atuação na construção de uma nova forma de pensar. 

makerhero

Em 2018, foi lançado o programa hoje chamado SuperMaker. A iniciativa já contou com mais de 50 makers que têm produzido conteúdo técnico de todos os níveis, compartilhado projetos e conhecimentos no blog da MakerHero.

HeroBox - uma assinatura maker

A HeroBox, antiga BlueBox, é uma assinatura mensal que proporciona experiência única, feita de makers para makers. Quem assina recebe em casa uma caixa surpresa com projetos originais e todos os componentes e acessórios para montar um projeto incrível.

makerhero

COMPROMISSO COM O APRENDIZADO MAKER

Ao longo dos meses a HeroBox permite o contato com as principais tecnologias do mercado - Arduino, Raspberry Pi, Wireless e IoT e Impressão 3D, além de componentes eletrônicos, solda, programação e mais.

O passo a passo em vídeo com todas as explicações sobre a montagem dos kits permite que pessoas sem experiência anterior montem os projetos e desenvolvam suas habilidades.

Kits Especiais e outras novidades

Com um time de desenvolvimento de produtos e um FabLab próprio, a MakeHero aposta em oferecer soluções cada vez mais abrangentes, facilitando e ampliando o acesso de pessoas não especialistas ao universo maker. 

makerhero

Para quem busca uma experiência pontual, a MakerHero oferece também vários kits para ajudar todo mundo a colocar a mão na massa. Os Kits Especiais são experiências completas em uma caixinha - Estação meteorológica, robô controlado pelo celular, plantinha IoT – é só escolher um desafio para receber todos os componentes para montar um projeto tecnológico com a ajuda do tutorial.

A empresa também tem ampliado o catálogo de produtos para oferecer experiências completas e facilitar o acesso a todos os componentes que makers precisam para criar projetos. E, diferente do que tem se tornado uma tendência do mercado, a MakerHero se compromete com todas as etapas do processo de venda, desde a seleção de fornecedores com qualidade, passando pela importação, teste, comercialização e suporte técnico especializado.

Venda para Empresas: agilidade e exclusividade

A operação também conta com um atendimento exclusivo para empresas que buscam produtos de ótima qualidade e conhecimento técnico para viabilizar suas inovações. Além de indústrias de médio e grande porte, muitas escolas e universidades se tornaram clientes comprando kits, cursos e todo o tipo de componentes eletrônicos para ensinar e desenvolver projetos acadêmicos.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.