Anatel apreendeu 1,4 milhão de TV Boxes piratas em 2023 e bloqueou sites

1 min de leitura
Imagem de: Anatel apreendeu 1,4 milhão de TV Boxes piratas em 2023 e bloqueou sites
Imagem: Getty Images/Reprodução

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) já aprendeu mais de 1,4 milhão de TV Box piratas desde o início de 2023, durante fiscalizações que reforçam o combate à prática conhecida como “gatonet”. O número foi revelado pelo vice-presidente do órgão, Moisés Moreira, na segunda-feira (7).

De acordo com o conselheiro, que divulgou detalhes a respeito das ações de combate à pirataria em um congresso da SET Expo 2023, a agência realizou 22 operações contra o streaming pirata até o momento. Elas resultaram no bloqueio de 743 endereços de IP e 54 domínios que disponibilizavam conteúdos online ilegalmente.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Em uma das operações, que aconteceu no dia 20 de abril, 500 mil acessos clandestinos foram derrubados, segundo Moreira. Ele destacou também a ação ocorrida em 28 de junho, contando com a participação de 184 prestadoras que se uniram para impedir a transmissão de TV por assinatura de forma pirateada.

A apreensão inclui apenas os modelos de TV Box que não têm autorização da Anatel para a venda no Brasil.A apreensão inclui apenas os modelos de TV Box que não têm autorização da Anatel para a venda no Brasil.Fonte:  Getty Images/Reprodução 

Além de fornecerem serviços ilegais, as caixinhas não homologadas colocam o usuário em risco, como explicou o representante da Anatel, pois são operadas à distância, facilitando a ocorrência de ataques cibernéticos e o roubo de dados. As unidades de TV Box apreendidas somam um valor estimado de R$ 400,8 milhões.

Laboratório permitirá intensificar ações

Nas próximas semanas, as ações de combate à pirataria da Anatel devem ganhar o reforço de um laboratório que está sendo montado na sede da agência, em Brasília (DF). A unidade será utilizada para realizar exames mais detalhados nos dispositivos, que podem cobrar pelo acesso aos streamings piratas ou oferecer os conteúdos gratuitamente.

Desenvolvido em parceria com a Agência Brasileira de TV por Assinatura (ABTA), o laboratório permitirá demonstrar como os decodificadores clandestinos colocam a segurança das redes e dos usuários em risco. Segundo Moreira, a inauguração está prevista para acontecer ainda neste mês de agosto.

“É uma evolução gradual, um trabalho longo e constante, perene. Esse trabalho tem que ser contínuo, porque nós não vamos acabar com a pirataria. Nós vamos tentar diminuir de uma forma mais impactante e tenho certeza de que os resultados iniciais que estamos obtendo já mostram que temos segurança de que estamos no caminho certo”, declarou o conselheiro.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.