Anatel começa a bloquear sinais de TV Box piratas no Brasil

1 min de leitura
Imagem de: Anatel começa a bloquear sinais de TV Box piratas no Brasil
Imagem: KLH49/Getty Images

A Anatel já está bloqueando o sinal das TV Box piratas não homologados no Brasil. Anunciado no mês passado, o trabalho de desativação dos aparelhos ilegais é feito de maneira remota e já está surtindo efeito.

A informação de que os cortes de sinais já começaram foi divulgada pelo superintendente de fiscalização da Anatel, Hermano Tercius, em entrevista ao Uol Tilt. Ele comentou que os backbones (as chamadas espinhas dorsais da internet) estão sendo acionadas para bloquear os IPs utilizados pelos dispositivos.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Antes de colocar “a mão na massa”, porém, a Anatel tem recolhido denúncias de pessoas e associações de TV, streaming, cinema e outras. Apesar de consumidores comuns até poderem “dedurar” aparelhos piratas, esta não é a intenção da agência.

TV a cabo

“A denúncia não é 'olha, meu vizinho está usando equipamento pirata'. A gente não quer pessoas em específico, mas uma rede de aparelhos. As denúncias costumam detalhar, por exemplo, fabricante, modelos e os servidores que eles acessam”, afirmou Tercius.

O superintendente contou ainda que muitos clientes que utilizam os serviços ilegais já estão sendo impactados pelas ações de bloqueio. Ele justificou o argumento dizendo que agentes já viram reclamações sobre indisponibilidade de sinal em fóruns, por exemplo. Carlos Baigorri, presidente da Anatel, chegou a relatar no evento MWC 2023 que há pessoas ligando para a agência reclamando que a TV Box de casa parou de funcionar.

“A agência não tem a pretensão de acabar com a TV pirata. Há pessoas que trabalham para burlar [o bloqueio]. Queremos combater a prática e acreditamos que vai diminuir bastante com a conscientização da população e nossas ações. No fundo, o bloqueio tornará a disponibilidade cada vez menor”, argumentou Hermano Tercius.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.