Como incentivar a entrada de mulheres na tecnologia

2 min de leitura
Imagem de: Como incentivar a entrada de mulheres na tecnologia
Imagem: Getty Images
Essa não é uma matéria patrocinada. Contudo, o TecMundo pode receber uma comissão das lojas, caso você faça uma compra.

De acordo com o estudo Women in Tech 2022, feito pela BairesDev, que analisou mais de um milhão de candidaturas por ano, nos últimos seis anos foi identificado aumento de 11% para 41% na participação de candidatas a cargos técnicos e não técnicos na área de tecnologia.

Apesar disso, as mulheres ainda estão sub-representadas no mundo da tecnologia, limitando seu potencial de contribuição para a inovação e o progresso tecnológico.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Estereótipos de gênero, falta de representação feminina e lacunas nas oportunidades de aprendizado ainda são pontos de refinamento necessários no tema. 

 Empoderamento e quebra de paradigmas 

Como os estereótipos de gênero ainda são traços culturais comuns na nossa sociedade e nas organizações, havendo a necessidade de quebrá-los e trabalhá-los constantemente. A mudança cultural não acontece de repente requer consistência para a criação de ambientes inclusivos onde as mulheres se sintam valorizadas e com oportunidades iguais.

Em concordância, ações afirmativas de inclusão são necessárias e equiparam oportunidades, dando voz a esse público. Aposentar o discurso de que "não é coisa para mulher" é um bom primeiro passo. 

Ambientes inclusivos 

A proporção de mulheres no ramo é historicamente menor que a de homens, à vista disso, é comum mulheres entrarem no ramo e se depararem com ambientes hostis e que as excluem. A promoção de ambientes seguros e inclusivos é essencial para o incentivo à mulher na área, não só para sua entrada mas principalmente para sua permanência. 

mulheres na tecnologiaIncentivar a participação feminina na área de tecnologia, pode ser o caminho para equiparar as oportunidades. Fonte: Getty Images

 Mentoria e pessoas de inspiração 

O fomento de programas de mentoria onde outras mulheres experientes na área possam orientar e apoiar as que estão começando suas carreiras na tecnologia ajuda essas profissionais a se manterem no caminho.

Nesse quesito, vale incentivar que lideranças influentes da área possam advogar ativamente pelas mulheres, ajudando-as a avançar em suas carreiras e superar desafios. O exemplo dado por mulheres bem-sucedidas na tecnologia ajuda a quebrar percepções negativas ou vieses inconscientes, expandindo a percepção do que é possível para as profissionais nessa área. 

 Comunidades e redes de apoio 

A importância de comunidades e redes de apoio de mulheres na tecnologia é fator importantíssimo no que diz respeito a entrada e manutenção das profissionais no setor. A coletividade criada gera identificação, senso de pertencimento e permite com que as pessoas compartilhem sobre os desafios cotidianos, seus momentos e adversidades do caminho.

É onde há uma troca genuína e constante que fortalece o aprendizado. É importante que as empresas fomentem a formação de comunidades como essas. Se você está iniciando na área, busque grupos dos quais você se identifique. 

 Ao fornecer educação, mentoria, redes de apoio e uma cultura inclusiva, podemos inspirar e capacitar mais mulheres a superar desafios e construir mais carreiras de sucesso nesse campo. Adotando essas abordagens, estaremos promovendo um ambiente tecnológico diversificado e igualitário, que valoriza e aproveita todo o potencial e talento das mulheres. 

--

Conheça a Udemy

Imagem: Conheça a Udemy
Imagem: Tecmundo Recomenda

Conheça a Udemy

Cursos online de vários segmentos para você aumentar seus conhecimentos e agregar mais valor ao seu currículo. Escolha entre 213.000 cursos online com novas adições publicadas mensalmente.

Escolha entre mais de 210.000 cursos em vídeo online com novas adições publicadas mensalmente, conte com a flexibilidade dos cursos online para aprender quando e onde quiser! Faça cursos de Python, Desenvolvimento Web, MySQL, Java, Power BI e muito mais na Udemy. 

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.