Conheça 7 iniciativas que protagonizam a mulher na tecnologia

4 min de leitura
Imagem de: Conheça 7 iniciativas que protagonizam a mulher na tecnologia
Imagem: Gettyimages

Para promover a equidade de gênero na área de tecnologia, buscamos criar e incentivar programas e iniciativas que tenham a mulher como protagonista nessa área, e que auxiliam a movimentação cultural com educação, conteúdo, troca e networking.

No artigo de hoje, tratarei de alguns dos muitos programas que surgiram ao longo dos anos e que contribuem na luta pela equidade e igualdade no mercado de trabalho.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

São Iniciativas que protagonizam a mulher na tecnologia e incentivam essa virada cultural.

InfoPreta

Há quase 10 anos atuando, a empresa InfoPreta insere pessoas negras, LGBTQIAP+ e mulheres no mercado de tecnologia para prestar assistência tecnológica transparente, descomplicada e de qualidade. Tem como principal serviço a manutenção de hardware e software de computadores, além de consultoria para empresas, facilitação de palestras, cursos e oficinas com foco em relações étnico-raciais, gênero e diversidade.

Em busca de transformação social e impacto, a empresa fomenta e apoia projetos sociais de doação de maquinário para estudantes, construção de salas de audiovisual e tecnologia em comunidades, coletivos e favelas, coleta e reciclagem de lixo eletrônico e criação de bibliotecas e gibitecas em comunidades. Um verdadeiro exemplo de como empresas podem e devem atuar com seu core para a construção de uma realidade melhor. Acesse aqui para conhecer o projeto.

WoMakersCode

Com a missão de fortalecer o protagonismo feminino na TI, por meio do desenvolvimento profissional e econômico, a comunidade WoMakersCode nasceu em 2015 e conta com programas de formação, eventos, feiras de empregabilidade, programas de mentoria, bootcamps e muito conteúdo bom para mulheres se formarem e ganharem cada vez mais espaço no mercado de tecnologia.

Não é à toa que a comunidade está do tamanho que está, a fundadora Cynthia Zanoni conquistou seu espaço durante esses anos e é uma das referências no assunto, tendo recebido reconhecimentos ao longo de sua trajetória. Conheça a comunidade WoMakersCode.

Mulheres de Produto

A grande comunidade Mulheres de Produto, com mais de 8 mil mulheres, é uma associação que busca desenvolver e capacitar pessoas que se identificam como mulheres no mundo da tecnologia e criação de produtos digitais.

A comunidade busca unir mulheres para fortalecer outras mulheres na área com encontros, cursos, palestras, fóruns de troca, mentorias, entre outras iniciativas que são sempre puxadas por voluntárias ou embaixadoras.

O grupo conta com canal no Slack, contas nas redes para compartilhamento constante de todo esse trabalho maravilhoso, blog e um canal de podcast com conteúdo de altíssimo nível nas principais plataformas. Saiba mais sobre a iniciativa.

{elas} programam_

Com o objetivo de passar por todo o ciclo de inserção da mulher no mercado de tecnologia, a consultoria {elas} programam_  criada por Silvia Coelho, LinkedIn Top Voice 2022, trabalha desde a formação dessas mulheres em programação front e back-end, campanhas de engajamento até processos de recrutamento e seleção de talentos femininos para empresas e organizações.

Para ampliar o debate sobre esse tema tão urgente e contar as diversas histórias de mulheres no ramo, surgiu o podcast, que pode ser acessado nas principais plataformas. Como criadora de conteúdo e influenciadora, Silvia também compartilha em suas redes dicas preciosas, percepções e eventos que ajudam mulheres na jornada. Conheça mais sobre o {elas} programam_

PrograMaria

Nascida de um grupo de mulheres de diversas áreas com a vontade de aprender a programar juntas, a iniciativa PrograMaria faz um convite para o debate sobre a inclusão de meninas e mulheres no mercado de computação, apoio e ferramentas para que elas se empoderem e firmem seus lugares nessa área tão masculinizada. Saiba mais aqui.

Mulheres na TecnologiaColocar a mulher no papel de protagonista, no mercado de trabalho na área da tecnologia é o primeiro de muitos passos para uma virada cultural no setor. Fonte: Gettyimages

{Reprograma}

Criada em 2016, Reprograma é uma organização sem fins lucrativos que visa formar e incluir mulheres no mercado de computação. O programa conta com cursos de formação gratuitos, conteúdo diverso e encontros para fomentar o aprendizado e troca entre as mulheres participantes.

Ao final das formações, as ex-alunas participam do evento de contratação que a Reprograma organiza com empresas contratantes, chamado Speed Hiring. Acesse o link e conheça mais sobre a iniciativa.

EducaTransForma

Com um olhar de interseccionalidade, apresento também o projeto EducaTransforma, o maior projeto de capacitação de pessoas trans em tecnologia, gestão e inovação do país. O trabalho é feito desde a capacitação e educação das pessoas na área, até a conexão e inclusão delas no mercado de trabalho.

Para o programa de capacitação, o programa conta com trilhas técnicas em desenvolvimento front e back-end, infra, ciência de dados, ux design, gestão e inovação, além de suporte e auxílio no desenvolvimento de competências interpessoais e relacionais, essenciais para a atuação na área e no mercado de trabalho atual. Clique aqui para saber mais sobre o programa.

Além dessas iniciativas, temos diversas outras comunidades, canais e mulheres produtoras de conteúdo que trabalham intensamente na mudança do quadro atual de desigualdade de gênero no mercado tecnológico. Convido você, que chegou até aqui, a compartilhar e incentivar esses programas tão importantes.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.