Volkswagen interrompe produção no Brasil por falta de demanda

1 min de leitura
Imagem de: Volkswagen interrompe produção no Brasil por falta de demanda
Imagem: GettyImages

A Volkswagen anunciou nesta terça-feira (27) que interromperá, temporariamente, a produção de veículos em suas unidades de São José dos Pinhais (PR), São Bernardo do Campo e Taubaté (SP). O motivo, diz a multinacional, é a estagnação do mercado. A fábrica do Paraná já vem funcionando com apenas um turno desde o início deste mês.

Mesmo com as medidas anunciadas pelo governo federal no dia 25 de maio, que visam estimular a compra de carros populares, os resultados ainda não tiveram impactos positivos no emplacamento de automóveis.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Segundo o Renavam (Registro Nacional de Veículos Automotores), a média mensal registrada de licenciamentos realizados no país até segunda-feira (19) foi de 6.285 unidades. O total, que inclui veículos leves e pesados, mostra uma redução de 20,4% no número de carros novos, quando comparada com o mesmo período no mês anterior.

Qual o prazo de paralisação das fábricas da Volkswagen no Brasil?

Polo, Virtus, Saveiro e SUV T-Cross são os carros populares da Volkswagen..Polo, Virtus, Saveiro e SUV T-Cross são os carros populares da Volkswagen..Fonte:  Volkswagen 

No comunicado, a Volkswagen esclarece que o impacto dessas ferramentas de flexibilização na vida de seus empregados já está previsto no acordo coletivo da classe, assinado com o Sindicato e trabalhadores.

No caso da fábrica de São José dos Pinhais (PR), que produz o SUV T-Cross, o turno que já está em layoff desde 5 de junho continuará nessa situação durante dois a cinco meses. O outro turno teve sua interrupção iniciada nesta semana, entre segunda (26) e sexta-feira (30), em regime de banco de horas.

Em Taubaté (SP), onde a Volkswagen fabrica os compactos Polo Track e o Novo Polo, a solução a flexibilização também ocorrerá via banco de horas, durante esta semana. Já na fábrica de São Bernardo do Campo, que produz o sedã Novo Virtus, os compactos Novo Polo e Nivus, e a picape Saveiro, a empresa agendou férias coletivas de dez dias, a partir de 10 de julho, para ambos os turnos.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.