Mito ou verdade: fechar os aplicativos do celular realmente economiza bateria?

3 min de leitura
Imagem de: Mito ou verdade: fechar os aplicativos do celular realmente economiza bateria?
Imagem: Reprodução/GettyImages

Você provavelmente já ouviu por aí que fechar todos os aplicativos do celular vai ajudar o aparelho a economizar bateria, não é? Há também quem diga que a prática deixa o smartphone mais rápido. Não é para menos. Que atire a primeira pedra quem nunca sentiu alívio ou até uma sensação de "limpeza" quando encerrou simultaneamente todos os apps abertos no celular.

Seja nos smartphones iOS ou Android, a lenda urbana era clara quando dizia que a prática limparia a memória RAM do aparelho, resultando em um melhor desempenho e agilidade. Mas afinal, fazer isso realmente economiza bateria do celular? Confira a resposta abaixo!

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

economiza bateria do celularEntenda se fechar todos os apps em segundo plano do celular realmente economiza bateria (Foto: Getty Images/Reprodução)

Fechar os apps economiza bateria do celular?

Se você sempre fechou os aplicativos do seu celular achando que estava ajudando a salvar um pouco de bateria do dispositivo, sentimos em avisar que não, a prática não auxilia na redução do uso de energia. Quem confirma são os próprios engenheiros da Apple e da Android.

O vice-presidente da engenharia da Android, Hiroshi Lockheimer, explicou em seu Twitter, que a prática de fechar os aplicativos não usados, na verdade, pode gerar o efeito contrário.

"O sistema é otimizado para gerenciar o que está em execução. Mexer com isso só causa mais problema", disse. "Em geral, é melhor deixar o sistema fazer seu trabalho; ele foi projetado para gerenciar aplicativos em execução para que o usuário não precise", explicou.

Os engenheiros da Apple também reforçam que os usuários só precisam fechar os apps do sistema quando eles não estiverem funcionando corretamente, apresentarem falhas no sistema ou com suspeita de vírus. Isso porque, ao contrário do que a maioria imagina, os aplicativos em segundo plano não comprometem a bateria do smartphone.

Resumindo, as empresas afirmam que não é preciso se preocupar com isso, porque os sistemas operacionais já têm os seus próprios recursos de gerenciamento de bateria. Além disso, os apps são congelados e têm suas atividades quase 100% paradas pelos SOs quando estão em segundo plano. Consequentemente, o consumo de energia deles é considerada baixíssima, a ponto de não justificar o encerramento à força.

Por outro lado, forçar a parada vai obrigar o sistema a reiniciar o processo quando o aplicativo for aberto na próxima vez. Assim, a ação consome o dobro de energia e gasta mais bateria.

O que fazer para economizar bateria do celular?

Se você quer economizar bateria do seu celular, aqui vão algumas dicas simples, mas bastante eficazes:

  • A primeira é óbvia, mas vale ser reforçada: utilizar o modo de economia de energia. Apesar de as fabricantes usarem diferentes abordagens para poupar bateria do aparelho, em todos os dispositivos a função funciona reduzindo significativamente os recursos dos aplicativos.
  • A segunda dica é diminuir o brilho da tela e/ou utilizar o modo noturno. Segundo um estudo realizado por pesquisadores da Universidade de Purdue (EUA), a função que escurece as interfaces dos apps gerou uma economia de 3% a 9% de bateria nos dispositivos testados (Pixel 2, Pixel 4, Pixel 5 e Moto Z3).
  • Outras práticas que podem ajudar a economizar bateria é desligar os sinais de Wi-Fi, Bluetooth e desativar o uso de dados do aparelho. Basicamente, se não está ou não vai utilizar no momento, não há necessidade de deixar as funções ativadas.
  • Por fim, desativar as funções de geolocalização de aplicativos também ajuda a poupar energia do celular. Além de ajudar a manter a privacidade, a prática evita que os apps continuem coletando dados e os processando a todo momento.

Quer saber mais? Saiba quais 7 erros comuns desgastam a bateria do seu celular!

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.