Perdeu o prazo do Imposto de Renda 2023? Saiba o que fazer

1 min de leitura
Imagem de: Perdeu o prazo do Imposto de Renda 2023? Saiba o que fazer
Imagem: GettyImages

O prazo para enviar a declaração do Imposto de Renda 2023 terminou na última quarta-feira (31). Quem era obrigado a declarar, mas por qualquer motivo deixou de fazer a entrega até a data, agora está em dívida com o fisco.

Mesmo finalizado o prazo, os contribuintes em atraso no envio do IR 2023 ano-base 2022 ainda podem entregar o documento. No entanto, a regularização junto ao órgão fiscal fica atrelada ao pagamento de uma multa mínima de R$ 165,74 para quem não tem imposto a pagar.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Para as pessoas com imposto a pagar, a multa pode ser até maior, pois começa em 1% ao mês sobre o valor devido na declaração, podendo chegar a no máximo 20%. Há ainda a cobrança de juros de mora proporcionais à taxa básica de juros, a Selic.

Contribuintes em atraso terão que pagar multa para entregar o IR 2023.Contribuintes em atraso terão que pagar multa para entregar o IR 2023.Fonte:  GettyImages 

Dessa forma, a recomendação da Receita é enviar o Imposto de Renda 2023 em atraso o mais rápido possível, pois a multa fica maior com o passar do tempo. O órgão começou a receber a declaração depois do prazo a partir das 8h do dia 1º de junho.

Como enviar o IR 2023 depois do prazo?

O procedimento para entregar o Imposto de Renda 2023 atrasado é o mesmo para o envio dentro do período original. Ou seja, o contribuinte tem a opção de efetuar o envio pelo Programa Gerador da Declaração (PGD), via app Meu Imposto de Renda ou por meio do Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte (e-CAC).

No momento da transmissão, o usuário receberá um alerta de “Notificação de lançamento da multa”, com a guia para recolhimento do valor devido (Darf) e as informações para regularizar a situação. A multa vem calculada automaticamente pelo sistema e pode ser quitada em até 30 dias.

Não perca tempo! Se você faz parte do grupo de pessoas que perdeu o prazo de entrega do IR 2023, regularize já o cadastro.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.