Imposto de Renda 2023: hoje é o último dia para fazer a declaração

1 min de leitura
Imagem de: Imposto de Renda 2023: hoje é o último dia para fazer a declaração

Está chegando ao fim a declaração do Imposto de Renda 2023. Hoje (31), é o último dia estabelecido pela Receita Federal, que espera receber quase 39,5 milhões de documentos. Entretanto, de acordo com o órgão, mais de 500 mil contribuintes ainda não enviaram as declarações.

Se você faz parte desse grupo, corre que ainda dá tempo! É só entrar no site da Receita Federal ou baixar o app 'Meu Imposto de Renda', disponível para Android e iOS. A partir daí, é só você realizar seu cadastro com dados do .Gov e escolher o preenchimento manual ou pré-preenchido da declaração.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Na declaração pré-preenchida, é possível aproveitar dados fornecidos ao Fisco no ano anterior. Eles são gerados por meio de fontes pagadoras, direitos, bens e dívidas. Assim, o preenchimento é feito de forma mais rápido e com menos possibilidades de erros.

O assunto da data limite para declaração do IR 2023 virou meme nas redes

É claro que os usuários assíduos das redes sociais não poderiam deixar de compartilhar memes sobre a data limite para declarar o Imposto de Renda 2023. Veja alguns dos mais curtidos:

O que acontece se deixar de declarar o Imposto de Renda?

Quem deixar de enviar a declaração do IR 2023 dentro do prazo (31 de maio, até às 23:59) fica sujeito a multa mínima de R$ 165,74 – que pode chegar até 20% em cima do imposto devido. Então, fique esperto e não deixe passar!

Além disso, esteja em alerta para possíveis golpes. Se você já declarou e recebeu e-mail, SMS ou qualquer outro tipo de tentativa de contato que não é feita pelo órgão responsável, existem chances de ser fraude. Na sexta-feira- (26), foi divulgada pela plataforma gov.br que golpistas enviaram e-mail para contribuintes relatando "erro na declaração". Portanto, não clique em links e não divulgue seus dados.

Corra para finalizar e enviar a declaração ainda hoje. Evite multas e dores de cabeça desnecessárias! Vale lembrar que o pagamento da Restituição do 1º lote também começou.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.