Shein distribuiu R$ 500? Como os apps lucram com jogos de indicação?

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A Shein distribuiu gratuitamente R$ 500 em créditos para quem participou de um minigame em seu aplicativo. Na terça-feira (30), milhares de tweets de fãs da marca estavam convidando outras pessoas para participar da promoção, isso porque se tratava de um jogo por indicação, ou seja, aqueles recomendados por outros usuários do app. O assunto gerou memes nas redes sociais.

Isso significa que, para jogar e concorrer aos R$ 500 dentro do comércio eletrônico da gigante chinesa, você teria que receber um convite de outro usuário. Ao clicar no link do convite, você iria para a página da empresa chamada “Shein Amigos” com a opção “Aceitar o convite”.

Quando a página era aceita, você caia direto no app da Shein, que deveria estar previamente instalado em seu celular. No aplicativo, bastava clicar no botão “aceitar o convite para ganhar R$ 500” e, em seguida, em “jogue para ganhar R$ 500”. O jogo começava quando você clicava no presente que aparecia na tela.

Como ganhar dinheiro na internet no minigame da Shein?

O minigame da Shein dá pontos, cupons ou R$ 500 em créditos.O minigame da Shein dá pontos, cupons ou R$ 500 em créditos.Fonte:  GettyImages 

Receber o convite para ganhar dinheiro na internet dentro do minigame da Shein foi muito fácil: as redes sociais estavam inundadas de convites – e você logo entenderá o por quê. O game era baseado na sorte, ou seja, ao clicar no "presente", o usuário tem três chances de ganhar entre pontos, cupons ou nos desejados R$ 500 em créditos.

A coisa funciona assim: o presente dá um volume de moedas, geralmente 300, para apostar, rolando uma roleta. Nela, você pode ganhar, além do grande prêmio de R$ 500 da promoção, outros menores entre R$ 1 e R$ 5, além de descontos de 10% a 20% e pontos na Shein.

Mas, se depois de rodar a roleta por três vezes, você não conseguir os créditos, é possível obter mais chances, simplesmente indicando mais pessoas para jogar. É só apertar em "Moedas" na tela do minigame e escolher a opção "convidar amigos".

Como os apps lucram com os jogos de indicação?

Na Shopee, 95% dos pedidos do site são feitos via smartphone.Na Shopee, 95% dos pedidos do site são feitos via smartphone.Fonte:  Shopee Prizes/Facebook 

A lógica por trás desses "joguinhos", também adotada por outros gigantes como a Shopee e o TikTok, é manter seus usuários e consumidores o maior tempo possível dentro do aplicativo e fazê-lo retornar sempre, como a passar para uma próxima fase de um videogame.

A estratégia tem sido chamada por especialistas de marketing de “gamificação do varejo", citando o conhecido uso de técnicas de jogos em outros contextos para engajar, motivar e incentivar pessoas a participarem de determinadas dinâmicas de interesse das empresas promotoras.

Games, gamificação e fidelização do usuário na plataforma

Celulares operam os minigames e enviam dados vitais aos promotores.Celulares operam os minigames e enviam dados vitais aos promotores.Fonte:  GettyImages 

Um pouco parecida com os tradicionais cartões de fidelidade de restaurantes ou programas de milhagens de companhias aéreas, a ideia da gamificação recebeu um notável upgrade nos apps de compras. Operando, não por acaso, a partir dos smartphones (também usados para comprar), os games capturam alguns dados importantes, como a geolocalização do cliente.

Falando ao jornal O Tempo, o professor de game design da Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM), Vicente Martin Mastrocola, explica que “a grande estratégia por trás disso, a diversão e o entretenimento, é gerar algum tipo de engajamento para que a pessoa volte e continue comprando ou indique alguém”.

Ao jogar e comprar pelo app, diz o designer de games, você fornece seus dados diretamente às empresas interessadas.

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