SUS Digital: como o Ministério da Saúde quer usar IA para diminuir filas

1 min de leitura
Imagem de: SUS Digital: como o Ministério da Saúde quer usar IA para diminuir filas
Imagem: Getty Images/reprodução

O programa SUS Digital está em fase de estudos para agilizar o atendimento no Sistema Único de Saúde. O Ministério da Saúde deseja implementar o uso de inteligência artificial (IA) para expandir o acesso da população à saúde pública mais ágil, reduzindo as filas.

“O Ministério da Saúde está desenhando, em uma grande equipe, o SUS Digital, que vem a ser a inclusão digital em todos os níveis do Sistema Único de Saúde (SUS) desde a atenção primária [em Unidades Básicas de Saúde, por exemplo] até a atenção terciária [de alta complexidade, como Unidades de Terapia Intensiva]”, explicou Cleinaldo de Almeida Costa, diretor do Departamento de Saúde Digital e Inovação (Desd) da Secretaria de Informação e Saúde Digital do Ministério da Saúde (Seidigi-MS), à Agência Brasil.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

O objetivo do SUS Digital é tornar o sistema "mais amigável, aproximá-lo mais do cidadão e simplificar a vida do usuário e da usuária". Com o uso de IA e big data, o acesso à saúde pública deve ser repensado, com o setor redesenhado para as próximas duas décadas.

Os principais pontos listados pelo diretor são:

  • Incluir mais cidadãos;
  • Otimizar diagnósticos;
  • Agilizar o atendimento na saúde;
  • Levar o SUS para celulares e tablets;
  • Reduzir filas.

Já há projetos em teste, alguns iniciados durante a pandemia da Covid-19, como o TeleUTI, com um posto de telemedicina que apoiava, capacitava e treinava profissionais de saúde. Por outro lado, a crise sanitária causada pelo coronavírus também atrasou o desenvolvimento tecnológico na saúde brasileira.

Ainda sem data prevista

Ainda não há data para implementação do SUS Digital.Não há data para implementação do SUS Digital.Fonte:  Getty Images/Reprodução 

Assim, é preciso melhorar a infraestrutura para que o SUS Digital seja implementado. Além disso, também se faz necessário garantir a segurança dos dados dos usuários, em sincronia com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).

“E é dentro desse cenário ético que o sistema de saúde vem trabalhando no sentido de fortalecer a experiência digital da usuária e do usuário e aproximar a saúde no dia a dia da cidadã e do cidadão brasileiro", emendou Cleinaldo.

A Seidigi acompanha o Projeto de Lei (PL) 2338/23. O PL, em tramitação no Senado, busca regulamentar o uso da IA no país. Por enquanto, não há data para votação. Também não existe um prazo do governo para o acréscimo de inteligência artificial no SUS.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.