Ministério da Saúde estuda como usar inteligência artificial no SUS

1 min de leitura
Imagem de: Ministério da Saúde estuda como usar inteligência artificial no SUS
Imagem: GettyImages

O governo brasileiro está estudando o uso de inteligência artificial (IA) em serviços públicos de saúde. A informação é da secretária de Saúde Digital do Ministério da Saúde, Ana Estela Haddad, em entrevista ao jornal O Globo.

De acordo com Ana Estela, o ministério já avalia possíveis "impactos e especificidades" do uso da IA na saúde, em especial no setor de atendimento à população e até em diagnósticos.

Além disso, a Secretaria de Informação e Saúde Digital (Seidigi) está acompanhando as discussões sobre o projeto de lei 2338/23, que pretende regulamentar o uso da IA no Brasil. O caso segue em tramitação no Senado desde o início deste mês e ainda não tem data para ser votado.

Nenhum tipo de prazo foi estabelecido pelo governo, já que estudos são necessários para levantar a atual capacidade tecnológica dos equipamentos e compreender que modernizações seriam necessárias para o uso de plataformas de IA em hospitais, postos e unidades básicas de saúde.

OMS pede cuidado quanto ao uso de IA no setor da saúde

A Organização Mundial da Saúde (OMS) é um dos setores preocupados com avanços rápidos demais no uso da IA nesse setor. Em comunicado, a instituição pede "cautela" na adoção dessa tecnologia, que precisa "proteger e prometer bem-estar humano, segurança e autonomia" acima de tudo.

Por isso, é preciso estar atento aos riscos eventuais de confiança nessas plataformas, que podem fornecer informações enviesadas ou imprecisas, de acordo com elementos como as fontes consultadas e o treinamento realizado.

Uso de IA requer cuidado, além de muito investimento.Uso de IA requer cuidado, além de muito investimento.Fonte:  GettyImages 

Práticas de regulamentação do uso de ferramentas como ChatGPT, Bing e Bard no ambiente profissional já estão em debate ao redor do mundo, com apoio até mesmo da empresa OpenIA.

Debates sobre inteligência artificial no SUS

O tema deve ser um dos mais comentados durante a Conferência Livre Nacional de Saúde Digital – em que parte acontece nesta segunda-feira (22) em formato digital e reúne membros do Ministério da Saúde, do Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec) e mais representantes da área.

O evento pode ser acompanhado no canal do DataSUS no YouTube. A discussão de políticas públicas envolvendo o uso de IA em plataformas como o Sistema Único de Saúde (SUS) ainda está em fases iniciais e deve levar em conta não só a viabilidade dos projetos, mas também aspectos de privacidade dos da população.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.