Oppo fecha subsidiária que fabricava processadores MariSilicon

1 min de leitura
Imagem de: Oppo fecha subsidiária que fabricava processadores MariSilicon
Imagem: Unsplash

A Oppo confirmou na sexta-feira (12) o encerramento das atividades da Zeku, divisão responsável pela fabricação de chips próprios da marca, pegando o mercado e os funcionários de surpresa. A medida afeta o desenvolvimento da linha de processadores MariSilicon.

Em comunicado, a fabricante chinesa alegou “incertezas na economia global e no mercado de smartphones” para justificar o fechamento da subsidiária, que tinha aproximadamente 3 mil funcionários, conforme estimativas. Ela citou ainda uma “decisão difícil” de ser tomada ao optar pela descontinuidade do negócio.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

De acordo com o South China Morning Post, os contratados da Zeku foram avisados sobre o fim das atividades da marca na quinta-feira (11), sendo instruídos a não comparecer mais ao trabalho. Um deles, que não teve o nome revelado, contou que foi impedido de voltar ao escritório para buscar seu notebook.

Dispositivos que já utilizam os processadores MariSilicon não serão afetados pela decisão da marca.Dispositivos que já utilizam os processadores MariSilicon não serão afetados pela decisão da marca.Fonte:  Oppo/Divulgação 

Curiosamente, a unidade que fabricava chips para a Oppo estava em busca de novos contratados há menos de 15 dias, com anúncios de empregos para cargos como engenheiro de arquitetura de processadores e codificadores de software, entre outros. As vagas de emprego seriam preenchidas em Pequim, Xangai e outras cidades da China.

Queda nas remessas

Mesmo encerrando o primeiro trimestre deste ano como a quarta maior fabricante de celulares globalmente, a marca chinesa tem sido afetada pelo declínio no mercado de smartphones nos últimos meses. Em 2022, as remessas da Oppo caíram 22%, chegando a 103 milhões de unidades vendidas.

Isso pode ter contribuído para o encerramento da Zeku, criada em 2019 para desenvolver componentes como o processador de imagem MariSilicon X, que estreou nos telefones da série Find X. No ano passado, a marca lançou o MariSilicon Y, destinado à otimização das transmissões de áudio via Bluetooth.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.