New Space: como a nova era espacial impacta o mercado de trabalho

2 min de leitura
Imagem de: New Space: como a nova era espacial impacta o mercado de trabalho
Imagem: Getty Images

A nova era da exploração espacial, chamada New Space (ou novo espaço, em tradução livre), está atraindo um número crescente de diversos setores ao redor do mundo. Euclides Lourenço Chuma, membro sênior do Instituto dos Engenheiros Elétricos e Eletrônicos (IEEE), revelou alguns dos próximos avanços na área e como eles impactarão no mercado de trabalho e no crescimento econômico global.

Segundo Chuma, no campo das telecomunicações, o desenvolvimento de constelações de pequenos satélites para ampliar o uso da internet ao redor do planeta é uma realidade e avança rapidamente. “A Nova Era Espacial vai além de lançar satélites e sondas para coletar dados científicos. Hoje é uma relevante oportunidade de negócios, motivando empresas privadas a investirem grandes recursos”, completa.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Veja também: Concorrente de Elon Musk completa envio de satélites para oferecer internet

No setor da engenharia, o membro sênior destaca o aperfeiçoamento de tecnologias para a saúde humana em colônias espaciais, de maneira que esses mesmos conhecimentos seriam utilizados para melhorar a qualidade de vida na Terra.

No filme “Perdido em Marte”, o personagem vivido por Matt Damon sobrevive à base de sua plantação de batatas no planeta vermelho.No filme “Perdido em Marte”, o personagem vivido por Matt Damon sobrevive à base de sua plantação de batatas no planeta vermelho.Fonte:  20th Century Fox 

“A busca de recursos naturais, como minerais, por exemplo, fora do nosso planeta poderá reduzir a pressão que o crescimento da população exerce sobre a Terra. Até podemos pensar em produzir alimentos em outros astros e, assim, reduzir a fome nos países pobres”, comenta.

Por fim, mas não menos importante, o especialista fala sobre a importância da Lua como base de apoio para estabelecer a presença de humanos de maneira sustentável fora da Terra. Ele destaca o programa Artemis, da Administração Nacional da Aeronáutica e Espaço (NASA), que visa levar os humanos de volta ao satélite natural da Terra e planejar futuras viagens a Marte.

Entenda: Quais são os diferentes tipos de satélites artificiais que existem?

“No presente, o maior gasto para missões espaciais é com o combustível para sair da gravidade da Terra. Construir uma instalação na Lua facilitará bastante outras expedições. E nas missões espaciais a robótica será imprescindível, inclusive poderá ser utilizada na exploração de recursos naturais e produção de alimentos em outros planetas”, afirma o engenheiro.

O IEEE é uma organização profissional técnica dedicada ao avanço da tecnologia em benefício da humanidade. Composta por mais de 420 mil membros espalhados em mais de 160 países, têm suas produções científicas — como publicações, conferências e atividades profissionais —, recomendadas por diversos especialistas.

Leia também: NASA faz lançamento de dois satélites para medir a formação de ciclones

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.