Intel vai fazer nova rodada de demissões e cortar outros custos

1 min de leitura
Imagem de: Intel vai fazer nova rodada de demissões e cortar outros custos
Imagem: Getty Images/Reprodução

A Intel, fabricante global de chips, anunciou planos para uma nova onda de demissões e cortes de custos após um forte declínio na receita. A empresa também implementou outras medidas de redução de gastos, como cortes temporários em salários e bônus, além de reduzir o dividendo de seus acionistas.

A companhia não divulgou informações específicas sobre os cortes, como o número de funcionários afetados ou em quais áreas ocorrerão as demissões. No entanto, especialistas em tecnologia relataram que as reduções podem chegar a 20% dos grupos de negócios afetados. No início do ano, a empresa já tinha demitido mais de 500 funcionários.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

As demissões ocorrem em um momento em que a Intel busca bilhões de dólares em subsídios federais para apoiar a construção de novas fábricas avançadas no Arizona e em Ohio. Essa nova rodada de demissões pode criar uma situação politicamente delicada para a empresa, uma vez que está buscando financiamento do governo.

Desafios para Intel

Intel deve fechar outras divisões para se concentrar na produção de chips.Intel deve fechar outras divisões para se concentrar na produção de chips.Fonte:  Getty Images/Reprodução 

A Intel vem enfrentando uma redução na demanda por microprocessadores usados em PCs e data centers, que resultou em uma queda de 38% nas vendas da empresa no último semestre. A companhia enfrenta uma concorrência crescente de rivais como Taiwan Semiconductor Manufacturing (TSMC), AMD e Nvidia, que estão ganhando participação de mercado.

Os analistas acreditam que a indústria de chips pode estar chegando ao fundo do poço de sua recessão, o que traz uma perspectiva de recuperação. No entanto, a Intel espera cortar até US$ 10 bilhões em gastos até o final de 2025.

Em busca da sobrevivência financeira, a companhia abandonou recentemente diversos negócios, como switches de rede, Modems 5G, memória Optane, chips de mineração de Bitcoin, drones e unidade de armazenamento SSD.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.