Comunidades para devs Full Stack; como começar ou alavancar carreira?

6 min de leitura
Imagem de: Comunidades para devs Full Stack; como começar ou alavancar carreira?

A carreira de desenvolvedor full stack ainda é uma excelente opção para quem deseja entrar na área, especialmente por se trata de um mercado ainda crescimento. No entanto, estar constantemente atualizado é tão importante quanto uma formação inicial, seja buscando cursos aprofundados, bootcamps ou estudando por conta própria.

As comunidades online colaborativas são essenciais em todos os casos, mas principalmente para usuários que preferem se especializar de maneira independente. Elas permitem autonomia aos devs, o que torna possível definir ritmo de estudos, ou foco específico, fatores que nem sempre agradam em programas de treinamento fechados.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Comunidades Full Stack para alavancar a carreira

Além de complementar as habilidades técnicas do desenvolvedor, muitas dessas comunidades servem também como ambientes em que os usuários podem divulgar seus trabalhos a outros programadores ou pedir ajuda. Com isso, é possível receber feedbacks sobre como melhorar seus códigos, e até estabelecer contatos profissionais valiosos.

Women Who Code

A comunidade Women Who Code, é uma organização internacional sem fins lucrativos, que visa promover eventos, recursos, mentoria e até vagas de trabalho para mulheres no cenário de tecnologia. Os materiais de estudo incluem artigos, tutoriais, livros e conteúdo de diversas linguagens para programadoras de todos os níveis que buscam investir em suas habilidades e carreiras.

devWWCode ajuda desenvolvedoras a se destacarem no mercado, e educa empresas a valorizarem essa profissionais. (Fonte: WomenWhoCode/Divulgação)

WWCode é um excelente espaço para impulsionar o crescimento de desenvolvedoras em um cenário que, ainda hoje, sofre com a disparidade de gênero — tanto em oportunidades, quanto em condições de trabalho.

Hashnode

Hashnode é uma comunidade de criação de blogs voltados para o mercado full stack. Apesar de ser gratuita, um dos atrativos da plataforma é não inserir anúncios e pop-ups no meio dos textos dos usuários, o que evita quebra de formatação e fluidez de leitura do conteúdo.

Todos os artigos postados são publicados automaticamente na página principal, sem que o autor precise contratar pacotes de benefícios para influenciar a entrega de seus conteúdos. Outro diferencial importante é que é possível fazer o mapeamento e direcionamento para um domínio próprio, caso um autor eventualmente contrate algum, sem a necessidade de utilizar plataformas complexas de migração.

devHashnode é uma plataforma de blogs específica para desenvolvedores criarem e compartilharem seus artigos e experiências. (Fonte: Hashnode/Divulgação)

A plataforma também conta com backup automático via GitHub e utiliza tecnologia Next.js, da Vercel, como rede de entrega de conteúdo (CDN / Content Delivery Network).

freeCodeCamp

A freeCodeCamp é outra organização sem fins lucrativos, gratuita, que fornece uma excelente diversidade de materiais de estudo sobre programação. O intuito da plataforma é auxiliar programadores de todos os níveis a desenvolverem suas habilidades e participar de grupos de estudo com desenvolvedores do mundo todo.

devHfreeCodeCamp conta com milhares de materiais gratuitos de ensino de programação, e fórum de comunidade que dá acesso a grupos de estudo. (Fonte: Hashnode/Reprodução)

Com milhares de vídeos, artigos e aulas interativas, o dev aprofunda seu conhecimento, inclusive participando de desafios e projetos com certificação.

JavaScript Mastery

JavaScript Mastery, criado por Adrian Hajdin, é um dos canais do YouTube mais populares com conteúdo de programação. O perfil ainda conta com uma conta no Instagram, mas o destaque fica para a sua comunidade no Discord.

Atualmente, com cerca de 12 mil usuários, além da categoria de boas-vindas, a comunidade conta com três categorias principais bem interessantes para devs. A categoria de Comunidade traz canais mais abrangentes, onde os usuários podem interagir para procurar parcerias, tirar dúvidas mais genéricas e compartilhar seus projetos.

devAdrian Hajdin, idealizador do JavaScript Mastery, busca facilitar o acesso a guias e treinamentos para programadores. (Fonte: GitHub/Adrian Hajdin/Reprodução)

A categoria "Ask for help", por sua vez, é subdividida em canais específicos para as linguagens HTML/CSS, JavaScript, TypeScript, ReactJS, Material UI, MERN, Web3, PHP, Node e Firebase, onde é possível sanar questões mais direcionadas referentes a códigos e implementações específicas.

Por fim, em "Career Corner", a comunidade compartilha dicas e sana dúvidas sobre criação de portfólios, desenvolvimento de projetos. Também é possível auxiliar outros usuários a adequarem seus currículos às demandas tanto do mercado quanto de vagas específicas, além de responder às perguntas mais comuns e importantes em entrevistas de emprego.

Learn w/ Leon & Friends

A comunidade Learn w/ Leon & Friends é mais um excelente servidor para devs. Com um formato e apresentação similares às da JavaScript Mastery, ela conta ainda com o sub-servidor 100Devs, que se propõe a levar desenvolvedores da estaca zero à capacitação para o mercado MERN Stack (MongoDBExpressReactNode).

A comunidade também possui canais para análise de currículo e portfólio, conselhos de carreira, vagas de emprego, além de um dedicado exclusivamente para auxiliar alunos do 100Devs com atividades de estudo dos níveis iniciais aos mais avançados.

Commit your Code

Criado pelo programador Danny ThompsonCommit your Code é um servidor do Discord, mas focado em aproximar desenvolvedores do mundo todo e auxiliar a estabelecer uma boa rede de contatos profissionais.

Apesar de não ter canais dedicados a linguagens específicas, o CyC também oferece áreas para tirar dúvidas avançadas, buscar auxílio com currículo e organizar eventos para devs Full Stack. O servidor ainda possui canais não relacionados à programação com tópicos como jogos, anime, e temas gerais.

Nodeiflux

Nodeiflux não é um servidor para programadores full stack, focando apenas em backend de Node.js, mas merece ser mencionado devido sua demanda elevada no mercado atual. A linguagem é muito usada para criação de jogos de navegador, plataformas de streaming, APIs e aplicativos com alto volume de processamento de dados em tempo real, como gerenciadores de tarefas (Trello) ou interface para serviços de armazenamento em nuvem (DropboxMega.nz).

devNode.js é muito utilizada na criação de APIs para bancos de dados com alto volume de processamento em tempo real. (Fonte: Educba/Divulgação)

Sua estrutura é bem similar a de outras comunidades no Discord, com canais para divulgação de vagas, dúvidas, análise de códigos e disponibilização de bibliotecas (libs) úteis.

SpeakJS

Dentre os servidores listados, a SpeakJS é o que traz a comunidade mais completa. Em junho de 2022 eles já possuíam mais de 26 mil usuários cadastrados e categorias específicas não apenas para linguagens, mas também para implementações.

devSpeakJS é um dos mais completos servidores de Discord voltado para desenvolvedores. (Fonte: Discord/SpeackJS/Reprodução)

Uma das categorias mais interessantes é a "Libraries and Frameworks", que oferece libs dedicadas a linguagens populares, como ReactAngularVueRemixSvelteJQueryGatsbyRyjs NextJS.

StackOverflow

StackOverflow é, possivelmente, a maior (ou no mínimo mais popular) comunidade para desenvolvedores full stack, com a proposta de um site de Perguntas e Respostas (Q&A) específico para programadores.

A interface ainda lembra bastante a do finado Yahoo Respostas, no entanto, o site é extremamente ativo e com usuários engajados. Programadores com todos os níveis de experiência podem submeter suas dúvidas e a própria comunidade responde (geralmente em questão de horas, ou menos), sugerindo soluções para um dado problema ou alternativas mais eficientes para uma mesma implementação.

A curadoria orgânica utiliza a mecânica de votar positiva ou negativamente em respostas, elegendo assim a melhor solução para uma questão. Apesar desse tipo de votação ser responsável pelos famigerados "flames", em outras plataformas com formato de fórum aberto, como Reddit, a base de usuários do StackOverflow é bem séria e é raro encontrar "trolls" desse tipo.

Dividir para conquistar

Ainda que o ato específico de programar seja, geralmente, uma atividade que exige muita concentração e estar sozinho pode ser benéfico para muitos profissionais, a profissão de programar exige colaboração.

É indispensável estabelecer redes de contatos para trazer uma visão externa de códigos que parecem quebrados, ou debater questões técnicas buscando soluções inovadoras para problemas comuns. Dessa forma, estar em constante contato com outros profissionais é tão importante para o mercado quanto uma formação inicial robusta.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.