Compras internacionais: 5 sites para calcular a taxa de importação

3 min de leitura
Imagem de: Compras internacionais: 5 sites para calcular a taxa de importação
Imagem: GettyImages

As compras internacionais estão cada vez mais comuns no dia a dia. Entretanto, se há algo que não muda é a taxa de importação – aferida pela Receita Federal –, para que o consumidor pague pelos impostos de cada item.

Porém, o que antes era um grande susto, hoje pode ser facilmente adaptado ao seu orçamento. Há dezenas de sites e aplicativos que fazem todos os cálculos dos impostos, desde a compra até a chegada em sua residência, automaticamente e sem grandes esforços.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Pensando nisso, hoje o TecMundo traz 5 sites para que você possa calcular a taxa de importação de suas compras. Confira!

1. Correios

O principal aplicativo para fazer o cálculo de uma taxa de importação é o oficial dos Correios. Nele, você pode criar um cadastro e organizar todas as suas encomendas por lá, além de criar alertas para as atualizações de status de cada uma delas, como movimentações entre países, agências, até finalmente entrar em rota de entrega.

Você pode fazer o cálculo pelo site dos Correios ou pelos aplicativos para iOS ou AndroidVocê pode fazer o cálculo pelo site dos Correios ou pelos aplicativos para iOS ou AndroidFonte:  Reprodução / TecMundo 

Já com as compras internacionais, é possível verificar os impostos a serem pagos por uma determinada encomenda, e até mesmo quita-los pelo próprio app. É necessário por fazer um pix do valor, efetuar o pagamento por boleto bancário ou usar um cartão de crédito para pagar a taxa.

2. Receita Federal

Outro site que também é muito utilizado para calcular taxa de importação é o próprio portal da Receita Federal. Nele, você pode simular o quanto irá pagar de impostos de um determinado produto adquirido em um site ou loja internacional.

No site da Receita Federal é possível fazer a simulação de compras internacionais e suas taxas antes de efetuá-lasNo site da Receita Federal é possível fazer a simulação de compras internacionais e suas taxas antes de efetuá-lasFonte:  Reprodução / TecMundo 

Entretanto, as taxas só poderão ser pagas após o produto ser recebido no Brasil pela própria Receita Federal. Depois disso, ele seguirá os trâmites normais de entrega até que finalmente chegue ao seu destino final.

3. Gainholder

O Gainholder é um portal onde você pode contratar os serviços para fazer a importação de produtos de outros países. Além disso, ele também permite que você faça os cálculos das taxas que pagará por cada item, tudo sem a necessidade de pagar por isso.

No site da Gainholer é possível fazer relatórios em cima da simulação de taxasNo site da Gainholer é possível fazer relatórios em cima da simulação de taxasFonte:  Reprodução / TecMundo 

Outra vantagem é que esse mesmo cálculo pode ser gerado de uma forma mais específica, inclusive ao gerar um arquivo PDF com detalhes de cada imposto. Por fim, através do seu cadastro na plataforma, você também conta com um história de simulações, que podem ser consultadas a qualquer momento.

4. ILS Cargo

No site ISL Cargo, é possível fazer a simulação de taxas de diversas aquisições internacionais. A plataforma conta com uma opção de adicionar mercadorias, simulando uma compra completa em um determinado site ou loja de um outro país.

No ILS Cargo é possível também fazer uma simulação diretamente com uma pessoa responsávelNo ILS Cargo é possível também fazer uma simulação diretamente com uma pessoa responsávelFonte:  Reprodução / TecMundo 

Ainda no site, também é possível fazer um orçamento direto com a equipe da plataforma. Você pode fazer esse contato através de um formulário, ou até mesmo falando diretamente pelo WhatsApp da empresa.

5. Lojas do Exterior

Para quem quer fazer uma simulação, e ao mesmo tempo entender cada um dos impostos, o site Lojas do Exterior é uma boa opção. Nele, além de ser possível fazer uma simulação sobre a compra de um item em uma loja internacional, há também uma ampla descrição dos tributos a serem taxados.

O site Lojas do Exterior explica as taxas que são aplicadas nas compras internacionaisO site Lojas do Exterior explica as taxas que são aplicadas nas compras internacionaisFonte:  Reprodução / TecMundo 

Além disso, o próprio site conta com links para que você possa entender outros elementos, como a isenção de impostos para determinadas pessoas, e porque as taxas variam tanto de um item para outro.

Agora que você já sabe como calcular taxa de importação, não precisa mais ficar com medo de ser cobrado a mais por um produto que comprou de um site internacional. Gostou do conteúdo? Então, continue acompanhando o TecMundo!

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.