IR 2023: declaração pré-preenchida e PIX terá prioridade na restituição

2 min de leitura
Imagem de: IR 2023: declaração pré-preenchida e PIX terá prioridade na restituição
Imagem: Repositório de imagens NZN

Os contribuintes que optarem pela declaração pré-preenchida no Imposto de Renda (IR) 2023 e/ou escolherem receber a restituição por PIX terão prioridade nos lotes de pagamento. A novidade foi confirmada pela Receita Federal nesta segunda-feira (27).

Conforme o órgão, a medida objetiva estimular a utilização das duas modalidades por uma maior quantidade de pessoas obrigadas a realizar a declaração. Para este ano, estima-se que entre 38,5 milhões e 39,5 milhões de contribuintes façam o envio, superando a marca de 2022.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

No caso da declaração pré-preenchida, é possível aproveitar os dados fornecidos ao fisco no ano anterior, originados de fontes pagadoras, direitos, bens e dívidas. Dessa forma, agiliza-se o preenchimento, ao mesmo tempo em que é reduzida a possibilidade de erros.

A restituição pela transferência instantânea é uma das novidades para 2023.A restituição pela transferência instantânea é uma das novidades para 2023.Fonte: Getty Images

Quanto ao sistema de transferência, a única chave aceita para o pagamento da restituição do IR 2023 será a formada pelo CPF do contribuinte, descartando as opções por e-mail, telefone e aleatória. De acordo com a Receita, a chave pelo CPF oferece mais segurança, além de evitar a informação incorreta de dados das contas bancárias.

Prioridades na restituição do Imposto de Renda

Com a criação de uma nova faixa de prioridade para pagamento da restituição do imposto de renda, a fila dos grupos prioritários ficou assim:

  • Contribuintes com 80 anos ou mais
  • Contribuintes na faixa etária entre 60 e 79 anos
  • Pessoas com deficiência física, mental ou moléstia grave
  • Contribuintes que tenham o magistério como maior fonte de renda
  • Quem usou a declaração pré-preenchida e/ou optou pelo recebimento da restituição via PIX
  • Demais contribuintes

Os critérios de prioridade para a restituição também levam em conta a data de entrega da declaração. Neste ano, o prazo para envio será diferente dos anteriores, com o contribuinte podendo enviá-la a partir do dia 15 de março e o prazo para entrega sem multa sendo encerrado em 31 de maio.

Datas previstas para os pagamentos

Segundo a Receita Federal, as restituições do IR 2023 serão pagas em cinco lotes. Confira as datas:

  • 1º lote: 31 de maio
  • 2º lote: 30 de junho
  • 3º lote: 31 de julho
  • 4º lote: 31 de agosto
  • 5º lote: 29 de setembro

O prazo para enviar a declaração este ano termina no dia 31 de maio.O prazo para enviar a declaração este ano termina no dia 31 de maio.Fonte: Getty Images

O órgão informou que quem entregar a declaração até o dia 10 de maio terá mais chances de receber a restituição já no primeiro lote, cuja disponibilidade acontecerá na mesma data que marca o fim do prazo para envio sem multa. A liberação seguirá a ordem prioritária informada anteriormente, conforme as regras do IR.

Vale lembrar que a restituição é a devolução do valor pago a mais ou a menos para a Receita, durante o ano-base. A quantia pode ser depositada na conta corrente ou poupança do contribuinte quando há saldo a ser recebido.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.