Como receber a restituição do Imposto de Renda via Pix?

1 min de leitura
Imagem de: Como receber a restituição do Imposto de Renda via Pix?
Imagem: Shutterstock

A entrega da declaração do Imposto de Renda 2023 começou no dia 15 de março e terá prazo final no dia 31 de maio.

Assim como a novidade que a Receita Federal ofereceu em 2023, temos a possibilidade de usar o Pix para receber o crédito da restituição do Imposto de Renda. Isso não significa que o pagamento será mais ágil, mas vai facilitar o processo para os contribuintes e diminuir os eventuais erros de preenchimento dos dados bancários.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Passo a passo para receber a restituição do IR 2024 por Pix

O contribuinte precisa ter uma chave Pix cadastrada com o seu número de CPF.O contribuinte precisa ter uma chave Pix cadastrada com o seu número de CPF.Fonte:  Agência Brasil 

Para receber a Restituição do Imposto de Renda 2024 via Pix, o usuário precisa ter uma chave cadastrada em seu CPF – afinal, esse é o "código" utilizado na hora da tranferência. Atenção: é permitido apenas o Cadastro de Pessoa Física, eliminando a possibilidade do uso de chaves aleatórias, e-mails e telefones.

Dessa forma, certifique-se que você possui esse dado como chave Pix na hora de preencher sua declaração. Se você não tiver, tudo o que você precisa fazer é acessar a sua conta bancária e criar a chave com o seu número de documento.

Como pagar as DARFs com o Pix?

A partir deste ano, as DARFs virão com o código de barra e com um código QR para pagamento através do PixA partir deste ano, as DARFs virão com o código de barra e com um código QR para pagamento através do PixFonte:  Agência Brasil 

Ao emitir uma DARF, o documento sempre é acompanhado de um código de barras que é utilizado para pagamento, além do QR Code no formato Pix.

Tudo o que o contribuinte precisa fazer é acessar o aplicativo do banco e escolher a opção de pagar via Pix usando o QR Code. Depois de fazer a leitura, basta apenas confirmar a operação e o dinheiro será instantaneamente debitado de sua conta e transferido para a Receita Federal.

Gostou do conteúdo? Então, fique ligado aqui no TecMundo para estar por dentro de todas as novidades sobre mercado e tecnologia. Aproveite para ler sobre a declaração do IR 2024 caso você participe de apostas esportivas. Até a próxima!

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.