Anatel vai antecipar liberação de 5G em cidades menores

1 min de leitura
Imagem de: Anatel vai antecipar liberação de 5G em cidades menores
Imagem: Isac Nóbrega/PR/Reprodução

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) vai antecipar a implementação da tecnologia 5G em mais de mil cidades no Brasil ainda em 2023, de acordo com entrevista concedida pelo presidente do órgão, Carlos Baigorri, ao jornal O Globo.

Antes, as operadoras só poderiam oferecer a tecnologia em cidades com 500 mil habitantes, mas agora as cidades próximas a esses municípios com mais de 200 mil habitantes também terão acesso ao 5G, mesmo que tenham poucos habitantes. Pelo cronograma original, essas cidades com mais de 200 mil habitantes só receberiam a tecnologia a partir de 2026.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

A implantação do 5G enfrenta dificuldades, mesmo nas cidades maiores. De acordo com a Conexis Brasil Digital, dez dos 26 municípios com mais de 500 mil habitantes não possuem leis específicas para a instalação de antenas e outros recursos necessários para receber a nova tecnologia.

A Anatel vai liberar a faixa de frequência das redes, com a instalação de filtros em antenas parabólicas. Mas as empresas não precisarão necessariamente instalar o 5G nas cidades menores após os municípios adequarem as suas legislações para receber a tecnologia.

Onde já tem 5G no Brasil?

5G oferece velocidade de até 20 gigabytes por segundo. (Fonte: Paulo H. Carvalho/Agência Brasília/Reprodução)5G oferece velocidade de até 20 gigabytes por segundo. (Fonte: Paulo H. Carvalho/Agência Brasília/Reprodução)Fonte:  Paulo H. Carvalho/Agência Brasília/Reprodução 

No dia 6 de julho de 2022, a tecnologia 5G foi lançada no Brasil, inicialmente em Brasília, seguida por Porto Alegre, Belo Horizonte e João Pessoa no mesmo mês. Além delas, a tecnologia está disponível em todas as outras capitais, conforme compromissos estabelecidos pela Anatel durante o leilão do 5G.

A próxima etapa do plano de implementação do 5G determina a ampliação do número de antenas nas capitais, com o objetivo de ter 1 antena para cada 50 mil habitantes, previsto para ser concluído em julho de 2023. A cobertura 5G em todos os municípios do país está programada para ocorrer apenas em 2029.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.