O que esperar do 5G no Brasil em 2023?

3 min de leitura
Imagem de: O que esperar do 5G no Brasil em 2023?
Imagem: Shutterstock

O ano de 2022 marcou a estreia do 5G no Brasil, com a tecnologia ficando disponível nas principais cidades, mas ainda de forma restrita. O que esperar da nova geração da internet móvel em 2023, quando está prevista a chegada do sinal a mais localidades?

Uma pesquisa feita pela Ericsson ConsumerLab mostrou as expectativas dos brasileiros em relação à quinta geração da banda larga móvel para o próximo ano. De forma geral, a população está ansiosa para aproveitar benefícios como conexão mais estável e altas velocidades de download.

Nas cidades com acesso disponível, 32% dos usuários passam mais de 50% do tempo conectados à nova rede, segundo o levantamento. Vale lembrar que o sinal foi ligado nas capitais entre julho e outubro, mas ainda não funciona em todas as áreas destes municípios.

Milhões de brasileiros estão na expectativa pela expansão do 5G.Milhões de brasileiros estão na expectativa pela expansão do 5G.Fonte:  Shutterstock 

Reunimos aqui as principais tendências do 5G no Brasil para 2023. Confira!

Expansão do 5G para mais cidades

A chegada da tecnologia a mais cidades é bastante aguardada. E a boa notícia é que a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) deve acelerar o processo de expansão do 5G, disponibilizando o sinal em centenas de municípios logo no início do ano.

Conforme o novo cronograma, o serviço chegará a 26 cidades com mais de 500 mil habitantes a partir de janeiro. Na mesma época, outros 420 municípios em áreas ao redor delas também serão contemplados.

As antenas compatíveis já estão sendo instaladas em mais regiões.As antenas compatíveis já estão sendo instaladas em mais regiões.Fonte:  Shutterstock 

Porém, a agência ressaltou que a implantação depende das estratégias adotadas pelas operadoras. Elas precisam realizar a limpeza de faixa de frequência nestas áreas, processo que envolve a distribuição e a instalação de antenas digitais gratuitamente, em substituição às antigas parabólicas.

É importante destacar também que o cronograma de instalação do 5G no Brasil costuma sofrer mudanças, acelerando ou atrasando etapas. Quem mora em cidades pequenas precisará aguardar mais, pois o calendário indica que os municípios com menos de 30 mil habitantes serão atendidos gradualmente a partir de 2026.

Mais pessoas migrando para a tecnologia

Com a ampliação da cobertura do 5G em 2023, mais pessoas terão acesso à tecnologia. Mas para aproveitar os benefícios, é necessário possuir um smartphone compatível.

Neste sentido, o levantamento aponta que 69% dos usuários de celulares no Brasil pretendem mudar para modelos compatíveis nos próximos 12 meses. Ou seja, as vendas de telefones 5G devem crescer, mesmo com a inflação em alta.

A venda de celulares 5G deve aumentar em 2023.A venda de celulares 5G deve aumentar em 2023.Fonte:  Shutterstock 

Atualmente, cerca de 24% deles já possuem um dispositivo capaz de se conectar ao 5G. Caso a previsão dada no relatório se confirme, pelo menos 50 milhões de consumidores passarão a utilizar a tecnologia no próximo ano.

Grande procura por serviços digitais

Ainda de acordo com a fabricante sueca, a ampliação da cobertura do 5G resultará em uma procura maior pelos serviços digitais. No momento, mais da metade das pessoas conectadas à nova geração da internet móvel acessa pelo menos três plataformas por meio da rede mais rápida.

A rede mais rápida e estável traz benefícios para os gamers.A rede mais rápida e estável traz benefícios para os gamers.Fonte:  Shutterstock 

Com mais gente se juntando à base, o uso desses serviços, que vão de jogos online às plataformas de streaming de vídeo e música, entre outros tipos de conteúdos, deve aumentar consideravelmente. Porém, as operadoras terão que realizar mudanças, pois 60% dos consumidores desejam ter recursos para necessidades específicas nos planos 5G.

Aplicativos de RA em ascensão

Apps de RA devem ganhar mais usuários com a ampliação da cobertura.Apps de RA devem ganhar mais usuários com a ampliação da cobertura.Fonte:  Shutterstock 

Outro detalhe revelado pela pesquisa é a vontade dos brasileiros de experimentar os recursos de realidade aumentada (RA) com o 5G, o que pode definir o caminho para o metaverso. Para 54% dos entrevistados, a utilização de apps de RA vai iniciar ou será ampliada assim que a cobertura da nova rede estiver disponível.

Realizado globalmente, o levantamento mostra tendências semelhantes em outros países, com os assinantes de planos 5G já passando uma hora a mais por semana, em média, conectados às plataformas de RA.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.