Ações da Alphabet caem 7% após apresentação da IA do Google

1 min de leitura
Imagem de: Ações da Alphabet caem 7% após apresentação da IA do Google
Imagem: Getty Images/Reprodução

As ações da Alphabet, a dona do Google, fecharam ontem (8) com uma queda superior a 7% após o evento de apresentação do novo chatbot de inteligência artificial da companhia de Mountain View, o Bard, anunciado oficialmente na segunda-feira (6).

Os papéis começaram a se desvalorizar ainda durante as palestras, o que leva a crer que os investidores esperavam mais da ferramenta, quando comparada à apresentação da Microsoft feita na véspera, em Redmond, exibindo novas versões do Bing e do Edge com uma versão atualizada do ChatGPT.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

No evento transmitido ao vivo de Paris na quarta-feira, os executivos do Google explicaram as principais capacidade do Bard. Foram encenadas algumas situações reais, com a IA mostrando os prós e os contras de comprar um carro elétrico novo, ou como planejar uma viagem ao norte da Califórnia.

Por que a apresentação do Bard não entusiasmou os investidores?

O Bard do Google, a exemplo de seu celebrado concorrente da OpenAI, também é alimentado por um grande modelo de linguagem que, no caso da Alphabet, é o LaMDA, inicial em inglês para Modelo de linguagem para aplicativos de diálogo. Mas, diferentemente do ChatGPT, o Google abrirá a tecnologia conversacional para "testadores confiáveis", antes de liberá-la globalmente.

O Google também explorou o evento para revelar melhorias de IA em vários produtos da marca, como o Maps e o Lens, que permitem pesquisas por imagens pela câmera dos celulares. Para os analistas da empresa de investimentos Evercore, aconteceram “poucas notícias incrementais” do evento do Google, o que pode ter contribuído para a queda do preço das ações.

Uma das causas da queda das ações (que, neste momento, continuam em queda de 5%) pode ter sido uma "derrapada" do Google Bard que mostrou informações incorretas (veja tweet da Reuters acima). Na demonstração, a IA mostrou uma descrição incorreta do telescópio utilizado para tirar as primeiras fotos de um planeta fora do nosso sistema solar.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.