Microsoft anuncia novo Edge e Bing com ChatGPT: 'vai mudar a web'

2 min de leitura
Imagem de: Microsoft anuncia novo Edge e Bing com ChatGPT: 'vai mudar a web'
Imagem: Microsoft/Divulgação

Nesta terça-feira (7), a Microsoft anunciou uma nova versão do navegador Edge e do buscador Bing desenvolvidos com base no ChatGPT, inteligência artificial (IA) da OpenAI. Em evento para a imprensa na sede de Redmond (EUA), a empresa afirmou que as novidades deverão "remodelar a web".

O CEO da empresa, Satya Nadella, cita que o novo buscador Bing tem uma função chamada "Chat" onde os usuários podem fazer perguntas e receber respostas mais contextuais. Algo similar ao que acontece com o Perplexity, buscador também baseado na tecnologia da OpenAI.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Com a nova versão do Bing, a Microsoft espera ocupar um espaço maior na internet, tendo em vista que o Google segue como líder absoluto no mundo todo. Ontem (6), o Google anunciou um novo modelo chamado de Bard que deverá auxiliar as buscas também com IA, rivalizando com o ChatGPT e, consequentemente, com o novo modelo da Microsoft. A perspectiva, segundo Nadella, é ir "além" nas buscas feitas na web.

Novo Microsoft EdgeO novo Microsoft Edge traz uma nova barra lateral que permite buscar informações e relatórios com mais contexto.

Segundo o executivo, metade das buscas diárias — cerca de 10 bilhões — não retornam resultados satisfatórios, especialmente tratando-se de questões mais complexas. O Bing utilizará um novo modelo de IA chamado "Prometheus", baseado na tecnologia da OpenAI, e deverá trazer resultados mais relevantes aos usuários tendo em vista a conversação.

"A IA mudará fundamentalmente todas as categorias de software, começando com a maior de todas — a pesquisa", disse Nadella. O CEO cita os lançamentos como tencologias de "copiloto e bate-papo por IA para ajudar as pessoas a aproveitar melhor a pesquisa e a web".

O que esperar da Microsoft e ChatGPT?

De acordo com a Microsoft, as novas versões do Edge e do Bing deverão trazer resultados mais relevantes até mesmo para pesquisas simples, "como placares esportivos, preços de ações e clima", além de incorporar uma nova barra lateral no Edge — chamada de Edge Sidebar — com respostas mais abrangentes.

Essa nova barra pode criar um resumo, por exemplo, de um relatório financeiro, filtrando as principais informações. Com o bate-papo contextual, o navegador poderá, posteriormente, comparar os resultados com uma empresa concorrente e criar uma tabela.

Bing ChatNovo modo de Chat do Bing traz respostas conversacionais para buscas na internet.

O novo motor de busca, cita a empresa, analisa os resultados da web e faz um resumo em resposta do que o usuário precisa. O novo Chat, por sua vez, deve adicionar um modelo conversacional com mais detalhes, seja de um itinerário detalhado de viagem ou até com informações sobre qual modelo de TV comprar.

A Microsoft cita que as novidades vão "reinventar a pesquisa com IA" na web utilizando o último modelo de linguagem da OpenAI, o GPT 3.5. Utilizando a tecnologia no algoritmo principal de pesquisa da empresa, segundo a própria, o salto tecnológico chega a ser o maior em duas décadas.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.