Como saber e consultar o número do meu NIS

2 min de leitura
Imagem de: Como saber e consultar o número do meu NIS
Imagem: Shutterstock

Essencial para identificar cidadãos aptos a receber benefícios do governo, o Número de Identificação Social (NIS) também é utilizado para solicitar direitos trabalhistas como o abono salarial. Diante da sua importância, todos devem saber a sua numeração e onde encontrá-la.

Se você ainda não sabe o que é o NIS, trata-se de um identificador composto por 11 dígitos, gerado pela Caixa Econômica Federal a partir do Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS). Essa base de dados reúne informações de quem recebe benefícios como o Auxílio Brasil/Bolsa Família.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

O NIS pode ser encontrado na carteira de trabalho.O NIS pode ser encontrado na carteira de trabalho.Fonte:  Shutterstock 

O Número de Inscrição Social também pode ser gerado ao tirar a Carteira de Trabalho pela primeira vez. Por esse motivo, ele costuma ser confundido com o Programa de Integração Social (PIS), mas cabe ressaltar que são a mesma coisa — a diferença está na forma de geração.

Quem tem direito ao NIS?

Segundo a Caixa, o número do NIS deve ser cadastrado para os:

  • Trabalhadores vinculados a empresa privada, cooperativa ou empregador pessoa física;
  • Beneficiários de programas sociais, cadastrados diretamente pelo órgão gestor;
  • Diretor não-empregado quando optante pelo Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS);
  • Beneficiários de Políticas Públicas cadastrados pela Superintendência Regional do Trabalho e Emprego (SRTE), Ministério da Saúde (MS) e Ministério da Educação (MEC).

Quanto ao cadastro no NIS, ele é feito por agentes como órgão do governo ou a prefeitura. A empresa contratante também pode efetuar o cadastramento, mas caso o trabalhador já possua o identificador deve informar a ela, evitando registro duplo.

Embora não possa realizar a inscrição no NIS diretamente, o cidadão é responsável por manter seus dados cadastrais atualizados. Quaisquer mudanças devem ser informadas à Caixa ou prefeitura, esta última opção exclusiva para beneficiários do Auxílio Brasil/Bolsa Família.

Por que é importante guardar o número do NIS?

No caso dos trabalhadores, o Número de Identificação Social é usado para o recolhimento e o recebimento do FGTS, consultar o abono salarial e verificar a disponibilidade do seguro-desemprego. O identificador também precisa ser informado na hora da aposentadoria.

Já para os demais cadastrados, a numeração é fundamental para consultar o calendário e receber o Auxílio Brasil/Bolsa Família ou como chave de identificação nas Políticas Públicas e na emissão de documentos.

O Número de Identificação Social pode ser consultado na página do CadÚnico.O Número de Identificação Social pode ser consultado na página do CadÚnico.Fonte:  Gov.br/Reprodução 

Ou seja, o acesso a todos esses benefícios e programas sociais só acontece se o usuário informar o seu Número de Identificação Social. Daí a importância de guardar a numeração ou saber como pesquisar.

Veja como saber seu Número de Inscrição Social

Agora que você já sabe para que serve o NIS, veja como é fácil descobrir o número do seu registro. Há diversas formas de consultar o cadastro:

  • Carteira de Trabalho: na primeira página do documento, identificado como PIS/PASEP;
  • Carteira de Trabalho digital: fica na opção “Contratos”, no app para Android e iOS;
  • Cartão Cidadão: abaixo do nome do usuário;
  • Cartão Auxílio Brasil/Bolsa Família: abaixo do nome do cadastrado;
  • Extrato do FGTS: acessado no site da Caixa ou app;
  • CadÚnico: acesso pelo site do Cadastro Único, mediante a informação de alguns dados;
  • Meu INSS: aqui, ele pode aparecer como NIT e é necessário ter cadastro no portal Gov.br para acessar a plataforma.

Também há a possibilidade de consultar o Número de Identificação Social pelo telefone. Basta ligar para o número 135 da Previdência Social e procurar a opção de falar com atendente.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.