Auxílio Brasil: veja calendário de pagamentos do Bolsa Família em 2023

1 min de leitura
Imagem de: Auxílio Brasil: veja calendário de pagamentos do Bolsa Família em 2023
Imagem: Shutterstock

Divulgado no final de dezembro (29) pelo Ministério da Cidadania, o calendário oficial de pagamentos do finado Auxílio Brasil – que voltará a se chamar Bolsa Família – prevê o início dos pagamentos de 2023 entre os dias 18 e 31 de janeiro. Na data, serão contemplados os cidadãos portadores do cartão NIS de final 1.

O NIS (Número de Identificação Social) é o cadastro criado pelo Governo Federal para identificar se o cidadão tem ou não direito ao benefício social. O identificador também é utilizado para assegurar que os trabalhadores recebam seus direitos trabalhistas e previdenciários.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

É importante ficar atento, pois as parcelas mensais ficam disponíveis para saque somente por 120 dias após a data indicada no calendário. O valor do benefício pode ser conferido pelo aplicativo Auxílio Brasil, na opção "Mensagem do governo federal", ou no aplicativo Caixa Tem na opção "Mostrar saldo" (neste caso será deduzido o valor de eventual parcela do consignado).

Como receber o Auxílio Brasil 2023?

Fonte: Ministério da Cidadania/Divulgação.Fonte: Ministério da Cidadania/Divulgação.Fonte:  Ministério da Cidadania 

De acordo com o Cidadania, os pagamentos serão disponibilizados através de saque ou crédito em conta bancária, de acordo com a sequência de 1 a 0 do NIS, nos últimos dez dias úteis de cada mês. Apenas no mês de dezembro isso muda, com todos os pagamentos terminando no dia 22.

Os valores poderão ser sacados nas agências da Caixa Econômica Federal ou em casas lotéricas, através do Cartão do Cidadão. A instituição financeira fará a distribuição de cartazes e calendários de bolso nos locais de pagamento com as datas de recebimento do benefício. O dinheiro também poderá ser movimentado através do app Caixa Tem.

Em caso de dúvidas, o governo disponibiliza três centrais de atendimento: o número 121 do Ministério da Cidadania, o 111 que é o canal de Atendimento ao Cidadão ou diretamente no aplicativo oficial do Auxílio Brasil da Caixa, disponível para download nas lojas virtuais.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.