Netflix esconde plano básico sem anúncios na página de assinaturas

1 min de leitura
Imagem de: Netflix esconde plano básico sem anúncios na página de assinaturas
Imagem: Shutterstock/Reprodução

Depois que foi lançado no início de novembro passado no Brasil, o plano básico com anúncios da Netflix — que custa R$ 18,90 e tem catálogo limitado –— ser o preferido da própria companhia. Na noite de sexta-feira (13), o especialista da indústria de streaming Andrew Freedman publicou um tweet onde chama a atenção para o fato de o serviço de assinatura estar "empurrando" seus clientes para a opção com anúncios.

No domingo (15), o site britânico Cord Busters reforçou a observação, lembrando que, normalmente, as pessoas que buscavam a página da Netflix para se inscrever se deparavam com quatro níveis — básico com anúncios, básico, padrão e premium —, o que era uma prática comum no mundo inteiro.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

No Brasil, por exemplo, os preços mensais exibidos eram R$ 18,90, R$ 25,90, R$ 39,90 e R$ 55,90. Agora, no entanto, há apenas três opções, isso porque o plano básico sem anúncios foi sutilmente "camuflado" pela gigante do streaming. 

Veja como achar a opção de plano básico sem anúncios da Netflix

Netflix exibe somente três planos na página principal de assinatura.Netflix exibe somente três planos na página principal de assinatura.Fonte:  Netflix/Captura de tela 

A princípio, somos levados a pensar que a Netflix acabou com o plano básico sem anúncios (que é R$ 7 mais caro por mês), mas na verdade ele continua disponível, porém escondido naquelas letrinhas miúdas do anúncio. Para encontra-los você tem que clicar no link “Quer mais opções? Veja todos os planos”.

Isso leva a algumas questões: por que a Netflix está escondendo a opção básica sem anúncios? Seria para facilitar a vida do seu consumidor de menor renda? Ou porque o serviço de streaming apresentou uma fuga de milhões de assinantes nos dois primeiros trimestres de 2022?

Seja como for, há dois problemas nessa estratégia. Primeiramente, ela vai contra a promessa do diretor de produtos da Netflix, Greg Peters, durante a apresentação dos resultados do 3T22 de que “não estamos realmente tentando direcionar nossos membros para um plano ou outro". A outra questão é o direito de escolha do consumidor.

Página "escondida" mostra todas opções de planos da Netflix.Página "escondida" mostra todas opções de planos da Netflix.Fonte:  Netflix/Captura de tela 

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.