Ano novo e contas novas: como consultar o IPTU 2024?

2 min de leitura
Imagem de: Ano novo e contas novas: como consultar o IPTU 2024?
Imagem: Getty Images

O começo do ano é o período onde é cobrado o IPTU (Imposto Predial Territorial Urbano) em todas as cidades do Brasil – assim como o IPVA, que já teve seu calendário lançado. Essa taxa deve ser paga por todo cidadão que possui uma residência em seu nome, como uma casa, apartamento, estabelecimento comercial ou qualquer outro tipo de construção.

E quem não faz o pagamento dentro do período determinado, acaba tendo que lidar com juros e multas. Caso o problema persista, o cidadão pode até correr o risco de sofrer uma ação judicial pela prefeitura e acabar perdendo o seu bem.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Pensando em facilitar o processo, hoje o TecMundo te ensina como consultar o IPTU 2024 e fazer o pagamento do imposto. Confira!

Como consultar o IPTU 2024 pela prefeitura?

A consulta do IPTU é feita através do site da sua prefeitura. Nesse período do ano, é comum que, logo na página inicial desses portais, apareçam informações e banners que facilitam a navegação do cidadão.

O IPTU pode ser consultado nos sites das suas respectivas prefeiturasO IPTU pode ser consultado nos sites das suas respectivas prefeiturasFonte:  Shutterstock 

Para fazer a consulta, é preciso que você tenha em mãos o número de inscrição do imóvel. Em algumas plataformas, é possível fazer a consulta através do seu endereço, usando até mesmo a geolocalização.

Em seguida, basta gerar o boleto e fazer o pagamento do imposto. Lembrando que o IPTU pode ser pago em agências lotéricas ou em qualquer banco, seja na agência física ou através do aplicativo da instituição bancária para o seu smartphone.

Como consultar o IPTU pelo CPF?

A forma de consultar o IPTU pelo CPF varia de acordo com o município. Enquanto alguns trazem esse tipo de pesquisa em sua tela principal para regularização do imposto, em outros casos é preciso navegar até outras opções para encontrar uma forma de realizar a busca pelo documento.

Em São Paulo, por exemplo, há uma orientação para que o cidadão procure os serviços de atendimento, tanto por chat virtual como por telefone, para que seja feita a busca através do CPF.

Em São Paulo, é preciso entrar em contato com o atendimento para fazer a consulta do IPTU pelo CPFEm São Paulo, é preciso entrar em contato com o atendimento para fazer a consulta do IPTU pelo CPFFonte:  Reprodução / TecMundo 

Já no site do Distrito Federal, é possível acessar uma página específica do portal onde você faz o login na plataforma e pode consultar o IPTU pelo CPF que foi registrado naquela conta.

No site do Distrito Federal é possível consultar o IPTU pelo CPFNo site do Distrito Federal é possível consultar o IPTU pelo CPFFonte:  Reprodução / TecMundo 

Já em prefeituras de cidades menores, o ideal é entrar em contato através dos telefones de atendimento ou ir presencialmente até a sede, para fazer a consulta dos impostos relacionados ao seu CPF.

Agora que você já sabe como consultar e pagar o IPTU, não marque bobeira e se mantenha atualizado com a taxa. Dessa forma, você evita o pagamento de juros e multa, e até mesmo o risco de perder a sua propriedade por inadimplência com a taxa.

Gostou do conteúdo? Então, continue de olho no portal para ficar por dentro desse e outros assuntos importantes sobre Mercado e Tecnologia. Até mais!

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.