Lenda dos games, John Carmack deixa Meta e critica empresa

1 min de leitura
Imagem de: Lenda dos games, John Carmack deixa Meta e critica empresa
Imagem: Getty Images/Reprodução

Lenda da indústria dos games, John Carmack deixou o cargo de consultor da divisão de realidade virtual (VR) da Meta. Alegando “sentimentos confusos”, o programador anunciou a saída em uma publicação no Facebook na última sexta-feira (16).

Na mensagem, o executivo diz acreditar no potencial do mercado VR e no metaverso. Entretanto, ele cita que a big tech tem grandes equipes e recursos, “mas constantemente nos autossabotamos e desperdiçamos esforços”.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Carmack assumiu o posto de CTO da Oculus em 2013.Carmack assumiu o posto de CTO da Oculus em 2013.Fonte:  SD Times/Reprodução 

“Tem sido uma luta para mim. Tenho uma voz nos níveis mais altos e, supostamente, deveria ser capaz de fazer as coisas funcionarem. Contudo, evidentemente, não sou persuasivo o suficiente”, revelou Carmack.

O executivo assumiu o cargo de diretor-técnico (CTO) da Oculus em 2013, um ano antes da Meta adquirir a empresa de VR por US$ 2 bilhões. Com isso, o programador teve grande participação no desenvolvimento dos dispositivos Oculus Quest 2 e Quest Pro.

Apesar das críticas, Carmack defende que os headsets VR podem tornar o mundo melhor. Ele também menciona que a Meta está no caminho certo, mas as coisas teriam fluído mais rapidamente se a big tech tivesse tomado decisões diferentes.

“Acredito que minha influência foi positiva, mas nunca foi um motor principal”, disse Carmack.

John Carmack na QuakeCon em 2009.John Carmack na QuakeCon em 2009.Fonte:  Drew "Prognar" Campbell/WikiMedia 

Do Wolfenstein 3D ao metaverso

Cofundador da desenvolvedora id Software, Carmack se tornou uma lenda dos games após trabalhar em títulos clássicos, como Wolfenstein 3D, Quake e Doom. Além disso, o programador foi um dos primeiros defensores da realidade virtual.

Por isso, muitos acreditavam que o executivo tinha grande peso como consultor da Meta. No Twitter, Andrew Bosworth, CTO da big tech, refletiu sobre a contribuição de Carmack nos últimos anos.

“É impossível medir o impacto que você teve em nosso trabalho e em toda a indústria. Sua proeza técnica é amplamente conhecida, mas é o foco incansável na criação de valor que nossa equipe mais lembrará. Obrigado e nos vemos no VR”, escreveu Bosworth.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.