‘Oculus Quest Pro’: Zuckerberg mostra prévia de novo headset VR

1 min de leitura
Imagem de: ‘Oculus Quest Pro’: Zuckerberg mostra prévia de novo headset VR
Imagem: Meta Quest

Mark Zuckerberg deu uma prévia do novo headset de realidade virtual da Meta, com janela de lançamento esperada para dezembro deste ano. O Projeto Cambria ainda pode adotar nome Meta Quest Pro, aposentando oficialmente a marca Oculus da startup original, adquirida em 2014.

Durante a apresentação divulgada nesta última quinta-feira (12/05), o CEO da Meta exibiu algumas novidades interessantes da nova versão de seus óculos VR, como a evolução do modo de realidade misturada, que combina espaço real com objetos e atividades virtuais.

Combinando mundo virtual e real, agora colorido

A Presence Platform não é novidade para os donos do Oculus Quest 2: ela utiliza um método de passthrough que captura o ambiente ao redor do usuário e transmite a imagem no visor do headset. Entretanto, até o momento, os elementos do mundo real são exibidos em preto e branco.

A atual experiência já é bem satisfatória, e permite interagir com elementos digitais sem destruir a mesa de centro ou chutar o sofá. No entanto, o futuro dispositivo faz a captura e reprodução do espaço com alta fidelidade de cores.

Rumo ao Metaverso

O algoritmo avançado de reconstrução de ambiente do Projeto Cambria integra os mundos real e virtual de maneira mais orgânica, e torna as tarefas e jogos nos novos óculos VR bem mais atraentes e confortáveis.

Mais do que reduzir o desconforto de sistemas de realidade virtual, melhorar a experiência de realidade misturada é um dos principais focos da empresa de Zuckerberg para criar um metaverso atraente para grupos maiores de usuários, e não apenas entusiastas de tecnologia.

O nome Meta Quest Pro ainda não está confirmado, mas faria sentido considerando o rebranding recente da Meta e a proposta de unificar todos os serviços da empresa sob uma única marca forte. O lançamento ainda está previsto para o final do ano, mas até o momento não existe uma data definida.