7 Cursos de Edição de Vídeo para seguir na carreira

4 min de leitura
Imagem de: 7 Cursos de Edição de Vídeo para seguir na carreira
Imagem: Shutterstock

Nada acontece na internet sem criação de conteúdo. Tudo o que vemos, ouvimos e lemos no meio digital acaba sendo produzido por especialistas ou por gente que vive a rotina nascida com o blog e as redes sociais há alguns anos. O que antes era só entretenimento, virou profissão e negócio.

Entre o conteúdo mais consumido estão os vídeos, desde os mais curtos produzidos no Instagram ou TikTok, até plataformas mais robustas como o Youtube. Mas, nesse cenário, não basta somente ter desenvoltura e filmar, muitos vídeos precisam de edição.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

E você, quer aprender a editar vídeos e ser um criador de conteúdo ou profissional do meio? Siga nossa lista de 7 Cursos de Edição de Vídeo para seguir na carreira!

7 Cursos de Edição de Vídeo para seguir na carreira

.  Shutterstock 

Muitos profissionais e criadores de conteúdo, que hoje são experts em edição de vídeo, começaram por algum lugar. Muitos deles iniciaram nesse meio apenas explorando programas e funcionalidades, testando um formato de edição ou outra, transições, sons, etc.

Mas nem todo mundo precisa seguir esse caminho. Hoje em dia, já existem diversas opções — gratuitas ou não — de cursos que ensinam a seguir a carreira de edição.

Porém, é preciso tomar algumas decisões: além do curso escolhido, você vai acabar optando também por um estilo próprio e, claro, por um software principal que se encaixe mais com sua forma de trabalhar. Dentre as opções, podemos encontrar o Adobe Premiere, Sony Vegas e o Final Cut Pro X, por exemplo.

1 - Curso Edição de Vídeo Completo da Udemy

A Udemy é bastante conhecida por oferecer cursos avançados por preços bem baixos. O “Edição de Vídeo Completo”, é um dos mais bem avaliados do site e possui pelo menos 26,5 horas de conteúdo em vídeo para aprender.

Ele ensina Adobe Premiere, Adobe After Effects, Cinema 4D e Rubberhose, programas que dão ainda mais ferramentas para o editor de vídeo se especializar.

2 - Curso “Deixa que eu edito”

Atuando em um cenário diferente dos demais, o curso “Deixa que eu edito” foca na criação e edição de vídeo no celular. Ele usa o aplicativo CapCut como uma das principais ferramentas de edição, e dá a base para o editor entender o que pode ser feito até mesmo na hora de filmar.

É uma opção complementar que pode ser interessante para quem quer entender mais sobre o mundo dos vídeos verticais que ficou famoso nos Reels e TikTok.

3 - Introdução ao Adobe Premiere Pro do Domestika

O curso “Introdução ao Adobe Premiere Pro” está disponível no Domestika e apesar de ser mais básico, é um dos mais vendidos da plataforma no tema edição de vídeo.

O curso é em espanhol, mas possui legendas em português e usa somente o programa de edição de vídeo da Adobe como meio de ensino.

4 - Curso Vegas: Edição de Vídeo do Alura

Para quem já explorou um pouco dos dois principais programas de edição de vídeo e acabou se sentindo mais confortável no Sony Vegas, esse curso da Alura pode ser muito mais interessante.

Com avaliação média de 9.2 de 10 e cerca de 2100 alunos, esse curso traz 10 horas de conteúdo para você compreender o básico do Vegas e começar a editar alguns vídeos sozinho.

5 - Curso grátis de Premiere Pro CC no LearnCafe

Entrando na lista de cursos gratuitos, para editores que tem zero reais para investir no momento, começamos com esta opção do LearnCafe que ensina em cerca de 3 horas os conceitos básicos do Adobe Premiere Pro CC – especialmente os que estão ligados a organização dos arquivos, configurações e efeitos. Ótimo para começar!

6 - Como Editar Vídeo de Portal IDEA - Gratuito

Segundo a plataforma IDEA, seu curso de "Como Editar Vídeo" tem de 8 a 280 horas, o que pode significar uma maior imersão na edição de vídeo conforme o aluno for avançando nos módulos.

Apesar da pouca informação acerca dos temas envolvidos, o curso trabalha tanto com videoaulas como com apostilas e apresenta um certificado ao final do curso, o que pode auxiliar na entrada ao mercado de trabalho como editor de vídeo.

7 - Curso de Edição de Vídeo do SENAC

O Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC) também oferece seu próprio curso gratuito de edição de vídeo. Como se trata de uma instituição bastante reconhecida, pode conferir mais prestígio no currículo do aluno que quer ingressar na carreira de edição de vídeo.

O principal fator de qualidade do curso é que ele traz conceitos imprescindíveis para quem deseja trabalhar com a edição de vídeo, informando o aluno sobre conceitos que alguns cursos acabam não trazendo, mesmo em formatos básicos. São 60 horas de conteúdo!

E então, qual deles você escolheu? Sua carreira como editor de vídeo pode começar com cursos online como esses até você definir ainda melhor o seu foco de conhecimento e onde pode melhorar. Boa sorte!

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.