Facebook troca escritório no Brasil e adota compartilhamento de mesas

3 min de leitura
Imagem de: Facebook troca escritório no Brasil e adota compartilhamento de mesas
Imagem: Infinity Tower/Reprodução

[ORIGINAL]: Dona do Facebook, Instagram e WhatsApp, a Meta está saindo do principal escritório do Brasil, localizado na Infinity Tower, prédio no bairro do Itaim Bibi, em São Paulo (SP). A ação é um desdobramento das 11 mil demissões anunciadas pela gigante da tecnologia nesta quarta-feira (09).

De acordo com o Estadão, a companhia não encerrará as atividades no país, já que permanecerá com os funcionários nos escritórios do prédio B32, na Avenida Faria Lima, também no Itaim Bibi. A Meta ocupava o Infinity Tower desde 2012, quando o edifício foi inaugurado.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Com a mudança, o B32 se torna a principal sede da marca no país. Os colaboradores brasileiros já estavam sabendo da mudança desde o final de outubro, quando um comunicado interno começou a ser disparado.

Infinity TowerLocalizado em um dos principais centros comerciais do Brasil, o Infinity Tower tem 18 andares

Em nota enviada ao Estadão, a Meta não confirmou a saída da Infinity Tower, apesar de reconhecer as novas operações no Brasil. A empresa defende na nota que os anos de pandemia trouxeram novos perfis de trabalho, incluindo o modelo remoto e híbrido, e que a companhia tem compromisso em oferecer uma experiência de força de trabalho distribuída.

“Para apoiar essa evolução, estamos implementando o compartilhamento de mesas de trabalho, permitindo que as pessoas tenham mais flexibilidade, ao mesmo tempo em que revigoramos nosso ambiente de trabalho. E para manter uma utilização eficiente dos espaços, também estamos otimizando a ocupação de nossos escritórios em alguns locais, incluindo São Paulo”, diz trecho do comunicado.

Demissões e congelamento de contratações

A ação na filial brasileira da dona das principais redes sociais do mundo é um reflexo de tomadas de decisões globais. Hoje, o CEO da Meta, Mark Zuckerberg, assinou uma carta anunciando a demissão de cerca de 11 mil funcionários e congelamento de contratações até o primeiro trimestre do ano que vem. O número representa cerca de 13% do quadro de trabalhadores da companhia.

“Quero assumir a responsabilidade por essas decisões e por como chegamos aqui. Eu sei que isso é difícil para todos e lamento especialmente os que foram impactados [com a perda do emprego]”, afirmou o chefão.

Meta

O executivo justificou que os talentos foram demitidos porque a equipe da empresa precisa ser mais “enxuta e eficiente”. Além disso, o executivo argumentou no texto que a receita obtida pela empresa está menor do que foi projetada no começo do ano e que eles querem garantir uma operação eficiente nos aplicativos e laboratórios de realidade virtual da marca.

[ATUALIZAÇÃO - 09/11/2022, às 15h]: Em comunicado enviado TecMundo, a Meta reiterou que não deixará de atuar no Brasil e que na verdade há times de colaboradores que ainda estão trabalhando na Infinity Tower. De acordo com a empresa, a Infinity Tower não é o principal escritório da companhia desde janeiro de 2022, quando foram iniciadas atividades comerciais no Birmann 32 (B32).

A mudança definitiva para o B32, inclusive, acontecerá em dezembro, sendo que as movimentações para isso já estavam ocorrendo desde outubro.

A companhia também sustentou que a saída do Infinity Tower não é um desdobramento das demissões realizadas pela Meta mundo afora e anunciadas hoje. Outro adendo da empresa, é que o desk sharing (compartilhamento de mesas) também não tem relação com os desligamentos de 11 mil funcionários, já que faz parte um movimento global de otimização da ocupação dos escritórios.

Confira, abaixo, o posicionamento na íntegra de um porta-voz da Meta:

“Os últimos anos trouxeram novas possibilidades em torno do papel dos escritórios. Dentro do nosso compromisso com uma experiência de força de trabalho distribuída, reconhecemos que temos novos tipos de perfis de trabalho, incluindo remoto, híbrido e com presença no escritório durante toda a semana. Para apoiar essa evolução, anunciamos em outubro que estamos implementando o compartilhamento de mesas de trabalho, permitindo que as pessoas tenham mais flexibilidade, ao mesmo tempo em que revigoramos nosso ambiente de trabalho. E para manter uma utilização eficiente dos espaços, desde outubro também estamos otimizando a ocupação de nossos escritórios em alguns locais, incluindo São Paulo”.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.