The BRIEF

Samsung: fracas vendas dão vantagem à Apple no segmento premium

A empresa sul-coreana tem a maior parte de suas vendas concentradas em aparelhos mais básicos

17/10/2022, às 18:00

Samsung: fracas vendas dão vantagem à Apple no segmento premium

Fonte:  Shutterstock 

Imagem de Samsung: fracas vendas dão vantagem à Apple no segmento premium no tecmundo

A Samsung enfrenta uma queda nos lucros e na venda de smartphones top de linha. A companhia sul-coreana foi fortemente atingida pelas empresas chinesas nos telefones de baixo e médio custo e agora perde para a Apple no segmento premium. 

A maioria dos celulares vendidos pela empresa, 60%, custam abaixo de US$ 200, cerca de R$ 1.050. Esses e o de médio preço devem ter as vendas elevadas, diferente dos aparelhos premium. A previsão é de que os dispositivos entre US$ 200 e US$ 300 (R$ 1.580) representem 10% do total. Já os de valor superior a US$ 300 devem representar uma fatia de 30%.

O crescimento da Apple no mercado premium, porém, pode desacelerar em 2023.O crescimento da Apple no mercado premium, porém, pode desacelerar em 2023.

A redução de vendas dos aparelhos da Coreia do Sul no segmento premium tem relação direta com o declínio no valor da marca. Justamente porque a maioria dos fabricantes chineses também vendem telefones baseados em Android, levando à percepção de que o sistema operacional é voltado para celulares mais baratos.

Esse cenário pode acelerar o lançamento da família Galaxy S23, programado para o ano que vem. Apesar disso, a Samsung segue como líder global na venda de smartphones, com analistas citando uma queda na comercialização de iPhones em 2023.

Fontes