One UI 5: veja melhores novidades reveladas pela Samsung

3 min de leitura
Imagem de: One UI 5: veja melhores novidades reveladas pela Samsung
Imagem: Samsung/Divulgação

Nesta sexta-feira (14), a Samsung revelou os mais detalhes do One UI 5. Baseada no Android 13, a interface para celulares da marca apresenta novos recursos, funções de segurança e visual mais intuitivo.

Segundo a fabricante, o One UI 5 chegará às linhas premium Galaxy S22, Z Flip 4 e Z Fold 4 nas próximas semanas. Confira o que a interface traz de novo aos usuários:

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

One UI 5 permite editar trechos de vídeos e usá-los como papel de parede.One UI 5 permite editar trechos de vídeos e usá-los como papel de parede.Fonte:  Samsung/Divulgação 

Novo visual

A Samsung cita que o One UI 5 traz um design “mais acolhedor” com notificações mais intuitivas. Então, a interface usa ícones de apps mais simples e um esquema de cores simplificado para “uma experiência móvel mais envolvente”.

Tela de bloqueio remodelada

Com o One UI 5, os usuários poderão personalizar completamente a tela de bloqueio do celular. Além de alterar o papel de parede – incluindo uma opção para vídeos curtos –, é possível escolher o mostrador de relógio e a paleta de cores.

Funções Rotina e Modos prometem deixar o dia do usuário mais produtivo.Funções Rotina e Modos prometem deixar o dia do usuário mais produtivo.Fonte:  Samsung/Divulgação 

Funções Rotina e Modos

O One UI 5 apresenta o modo Rotina, que permite que o usuário crie uma sequência de ações com base nas próprias atividades diárias. Enquanto isso, a função Modos cria configurações personalizadas para os apps em cada horário do dia.

Dessa maneira, a pessoa pode escolher silenciar todas as notificações e apenas deixar a música tocando no horário em que estiver na academia. Tal como, o usuário pode escolher desligar todos os sons e ativar o modo escuro horas antes de dormir.

Novo recurso do One UI 5 permite extrair textos de fotos.Novo recurso do One UI 5 permite extrair textos de fotos.Fonte:  Samsung/Divulgação 

Sugestões de apps e widgets

Focado em criar um ambiente personalizado e produtivo para o usuário, o One UI 5 traz um recurso com sugestões inteligentes de aplicativos e widgets. Segundo a Samsung, as recomendações serão baseadas nos hábitos da pessoa ao usar o telefone.

Extração de texto de imagem

Semelhante ao Google Lens, o One UI 5 oferece um recurso nativo que extrai textos de imagem para colá-lo em uma mensagem ou nota. Assim, a função visa facilitar o compartilhamento de detalhes encontrados em um cartão de visita ou um cartaz na rua.

Bixby Text Call facilita a comunicação em ambientes barulhentos.Bixby Text Call facilita a comunicação em ambientes barulhentos.Fonte:  Samsung/Divulgação 

Bixby Text Call

Disponível na Coreia do Sul, a Samsung traz para o ocidente o recurso Bixby Text Call. Ideal para quem está em ambientes barulhentos, como metrô e shows de música, a função possibilita que o usuário “atenda” as ligações usando mensagens de textos.

Para isso, uma inteligência artificial converte o texto digitado em áudio para a pessoa que está do outro lado da linha. Bem como, a função transcreve em tempo real o que a pessoa que ligou está falando.

O One UI 5 melhora o gerenciamento dos dispositivos conectados ao telefone.O One UI 5 melhora o gerenciamento dos dispositivos conectados ao telefone.Fonte:  Samsung/Divulgação 

Menu Dispositivos Conectados

O One UI 5 deixará mais simples controlar os dispositivos conectados ao smartphone. A interface conta com o menu Dispositivos Conectados para rápido acesso aos recursos de compartilhamento, como Quick Share e Smart View.

Para mais, o menu Auto Switch Buds possibilita que o usuário alterne automaticamente os fones de ouvido sem fio da Samsung de um aparelho para outro. Segundo a marca, o recurso oferece uma “operação mais perfeita entre os dispositivos”.

Painel de Compartilhamento avisa quando o usuário estiver compartilhando dados confidenciais.Painel de Compartilhamento avisa quando o usuário estiver compartilhando dados confidenciais.Fonte:  Samsung/Divulgação 

Segurança e privacidade

O One UI 5 ganhou um painel de segurança e privacidade remodelado. A mudança permite que o usuário encontre rapidamente avisos e sugestões para a proteção dos dados do telefone.

Ademais, o Painel de Compartilhamento notifica a pessoa sempre que ela estiver perto de compartilhar uma foto com possíveis informações confidenciais. Por exemplo, uma imagem do cartão de crédito ou um documento (CNH, RG, passaporte).

Gostou das novidades que chegarão aos celulares da Samsung com o One UI 5? Não esqueça de compartilhar esse conteúdo com mais pessoas interessadas na interface.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.