Intel planeja demissão em massa devido à queda do mercado de PCs

1 min de leitura
Imagem de: Intel planeja demissão em massa devido à queda do mercado de PCs
Imagem: Yahoo/Reprodução

A Intel pode realizar um grande corte no quadro de funcionários devido à desaceleração do mercado de computadores. Conforme as informações da Bloomberg, milhares de colaboradores devem ser desligados da empresa ainda em outubro.

Supostamente, as divisões de venda e marketing seriam as mais afetadas pela demissão em massa. Fontes sugerem cortes de cerca de 20% dos times.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Intel teve queda na demanda por chips para PCs, principal fonte de lucros.Intel teve queda na demanda por chips para PCs, principal fonte de lucros.Fonte:  Slejven Djurakovic/Unsplash 

A Intel lida com a acentuada baixa na demanda por chips para PCs, principal fonte de receita da marca. Enquanto tenta recuperar a reputação de “lenda do Vale do Silício", a fabricante tem disputado espaço com outras grandes empresas, como a AMD.

Para o 3º trimestre de 2022, analistas preveem uma queda de cerca de 15% na receita. Além disso, as margens de lucro da fabricante encolheram aproximadamente 15% comparadas com números históricos próximos de 60%.

Ao divulgar os resultados financeiros do 2º trimestre de 2022, a Intel indicou possíveis mudanças para melhorar os lucros. Na época, o CEO Pat Gelsinger disse que reduziria as despesas principais e tomaria ações adicionais durante o 2º semestre.

Na última terça-feira (11), o executivo enviou um memorando aos funcionários sobre o plano de criar um modelo interno de fundição para atender clientes externos. Embora produza majoritariamente chips próprios, a marca norte-americana pode se inspirar na taiwanesa TSMC e passar a produzir componentes para outras companhias.

Consumidores diminuíram a compra de novos computadores após voltar aos escritórios.Consumidores diminuíram a compra de novos computadores após voltar aos escritórios.Fonte:  Microsoft/Divulgação 

Causas externas

Alguns fatores influenciam na desaceleração do mercado de PCs. A alta inflação em vários países e a reabertura dos escritórios fez com que o público investisse menos em novos PCs comparado ao início da pandemia de COVID-19.

Para mais, as marcas de chips sofrem com as restrições do COVID-19 em fábricas na China e o conflito na Ucrânia. Tudo isso vem causando problemas na cadeia de suprimentos e afetando a demanda por componentes.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.